Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicado_n33_Qualidade.pdf300 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Qualidade de vida : seus determinantes e sua influência sobre a seguridade social
Other Titles: Comunicado da Presidência 33 : Qualidade de vida : seus determinantes e sua influência sobre a seguridade social
Authors: Alvarez, Albino Rodrigues
Castro, Daniel
Prado, Daniel
Portari, Douglas
Ferreira, Eduardo
Dias, Guilherme
Santos, James Richard Silva
Piñón, María
Matijascic, Milko
Amorim, Ricardo Luiz Chagas
Landin, Tarcila
Etcheverría, Victoria
Ferreira, Vinicius
Maciel, Vinícius de Melo
Abstract: O Brasil está vivendo uma fase de otimismo, a confiança no futuro está aumentando e a melhoria dos indicadores econômicos e sociais alimenta a sensação de otimismo. Existem razões para destacar que toda a população brasileira está se beneficiando de uma série de aspectos positivos: o aumento da esperança de vida ao nascer significa um aumento potencial no número de idosos. No entanto, dados relativos à esperança de vida saudável, mortalidade, morbidade e incidência de benefícios previdenciários recomendam um maior nível de cautela e o aprofundamento de pesquisas relacionadas ao tema, porque a fragilidade dos dados de saúde, exposta, por exemplo, pelo último Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, revela que a questão merece cautela e, podemos acrescentar, pode ter sérias implicações sobre a competitividade e a qualidade de vida, ressaltando aí os laços familiares também. O estudo é constituído de: • Apresentação • Esperança de vida em países selecionados • Morbidade e mortalidade em países selecionados • Condições de saúde e benefícios previdenciários no Brasil • Perfil populacional de benefícios de risco no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.