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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5311
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Furtado, Bernardo Alves | - |
dc.contributor.author | Cruz, Bruno de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rafael | - |
dc.contributor.author | Morais, Maria da Piedade | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2009 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T13:45:38Z | - |
dc.date.available | 2015-11-13T13:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5311 | - |
dc.description.abstract | O padrão de mobilidade urbana no Brasil vem se alterando bastante nos últimos anos com o aumento acelerado da taxa de motorização da população. Os reflexos sobre o transporte urbano são evidentes, caracterizados principalmente pelo aumento do tráfego nas vias das cidades e conseqüente aumento das situações de congestionamento. A PNAD trata dessa questão utilizando duas variáveis principais: a posse de veículos privados nos domicílios e o tempo de percurso casa-trabalho dos trabalhadores que realizam esse percurso de forma direta. Além dos resultados de 2009, utilizaram-se como base comparativa os dados da PNAD 2008, permitindo avaliar o comportamento desses indicadores no período considerado. Quase a metade dos domicílios brasileiros (47%) dispõe de automóveis ou motocicletas para atendimento dos deslocamentos dos seus moradores. Esse dado retrata o estágio atual do processo de mudança do perfil de mobilidade da população brasileira, que vem utilizando cada vez mais o transporte motorizado individual nos seus deslocamentos. De 2008 para 2009, por exemplo, o percentual de domicílios que possuíam automóvel ou motocicleta subiu de 45,2% para 47,0%, com tendência de aumento acentuado. Mesmo com o aumento da disponibilidade de veículos privados, os dados mostram que uma parcela grande da população brasileira, quase a metade dos domicílios, ainda é muito dependente dos sistemas de transporte público, por não possuir alternativa de transporte. Isso indica que, se o uso do transporte individual já é alto, gerando fortes problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, a situação pode piorar bastante, pois a posse de veículos privados ainda tende a crescer muito na faixa da população que não dispõe deles. A indústria automotiva ainda tem bastante campo para se desenvolver e as camadas de renda mais baixa estão tendo mais acesso a esse tipo de bem durável. Resta ao poder público estabelecer políticas para mitigar as externalidades geradas pelo aumento do transporte individual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana e posse de veículos : análise da PNAD 2009 | pt_BR |
dc.title.alternative | Comunicados do Ipea 73 : Mobilidade urbana e posse de veículos : análise da PNAD 2009 | pt_BR |
dc.type | Comunicados do Ipea | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 13 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Mudança de título: a partir do número 40, a publicação deixa de ser intitulada "Comunicados da Presidência" e passa a ser "Comunicados do Ipea" | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Relatórios de Atividades / Técnicos |
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File | Description | Size | Format | |
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Comunicados_n73_Mobilidade.pdf | 316.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
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