Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5313
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_ 2118.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2118_sumex.pdf58.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Instituições políticas, capacidades estatais e cooperação internacional : África do Sul, Brasil e China
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2118 : Instituições políticas, capacidades estatais e cooperação internacional : África do Sul, Brasil e China
Authors: Anastasia, Fátima
Oliveira, Luciana Las Casas
Abstract: Este texto trata das capacidades estatais organizadas para a promoção da cooperação internacional bilateral entre Brasil e China e entre Brasil e África do Sul, nas áreas do comércio exterior e dos direitos humanos. O método de investigação é o comparativo e o recorte é transversal: com vistas a examinar o impacto das instituições políticas sobre as capacidades estatais, foram escolhidos dois países que compõem, com o Brasil, díades distintas de cooperação internacional (Leeds, 1999): China (uma autocracia) e África do Sul (uma democracia). O principal objetivo aqui é apontar semelhanças e diferenças nas capacidades estatais dos países estudados no que se refere à cooperação internacional bilateral, a depender das variações em suas instituições políticas. São identificados tipos de capacidades estatais diferentes (Cingolani, 2013) nos três países: a China apresenta um contraste entre alta capacidade administrativa/de implementação e deficit em suas capacidades legal, relacional e política. Na África do Sul e no Brasil, as redes de atores e instituições são mais complexas, evidenciando maior desenvolvimento das capacidades legal, relacional e política.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.