Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVonbun, Christian-
dc.date.accessioned2015-11-13T19:01:14Z-
dc.date.available2015-11-13T19:01:14Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5328-
dc.description.abstractEste Texto para Discussão (TD) apresenta uma breve revisão da literatura acerca dos custos e benefícios de veículos elétricos e veículos híbridos do tipo plug-in (PHEV), com ênfase em seus benefícios em termos de redução da emissão de gases de efeito estufa e gases nocivos à saúde humana. Conclui-se que os veículos híbridos, ainda que tenham de superar barreiras tecnológicas e culturais, apresentam um grande potencial de elevar não apenas a eficiência energética do setor de transporte, mas também contribuir para aumentar a eficiência e reduzir os custos relacionados à produção de energia elétrica. Esses veículos podem servir de ponte entre os veículos convencionais e os elétricos, quando os desenvolvimentos tecnológicos, notadamente relativos ao custo e à eficiência das baterias permitirem a adoção generalizada de veículos elétricos. Todavia, é importante notar que o aproveitamento pleno do potencial de economia e de redução de emissão de poluentes está condicionado à implantação das chamadas smart grids e, mais importante, de como se configura a produção marginal de energia elétrica na região e no período considerados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImpactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2123 : Impactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical39 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Controle de Poluição. Engenharia Ambiental::Engenharia Ambiental::Impacto Ambientalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Veículos Elétricospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Avaliação Econômicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.subject.keywordEfeito estufapt_BR
dc.subject.keywordEmissões de gasespt_BR
dc.subject.keywordAvaliação econômicapt_BR
dc.subject.keywordEconomia ambientalpt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2123pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper presents a brief literature review concerning the costs and benefits of electric vehicles and hybrid electric vehicles, highlighting their advantages in terms of greenhouse gas emissions reductions. Even though electric and electro-hybrid vehicles must still overcome many cultural and technological barriers, they present a great potential in improving the energy efficiency of the transportation system, as well as reducing the costs of electric energy production and transmission. The hybrid vehicles may close the technological and operational gap between the old internal combustion powered vehicles and the new electric cars, until new improvements on batteries allow the widespread introduction of electric cars as the standard individual transportation vehicles. Nevertheless, it is imperative to stress that the full potential benefits of these vehicles is conditioned to the implementation of Smart Grids that enable the electric system to use them as a reservoire of energy that provides back up power to the system, to be employed in peak consumption hours. It is also vital to ensure that the required incremental energy production is proportionately cleaner than the internal combustion vehicles they replace.pt_BR
ipea.researchfieldsSustentabilidade Ambientalpt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2123.pdf284.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2123_sumex.pdf36.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.