Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Pedro Cavalcanti-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal!950/95pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-16T12:38:06Z-
dc.date.available2015-11-16T12:38:06Z-
dc.date.issued1998-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5358-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise empírica do setor de infraestrutura brasileiro no período 1950/95. Concentra-se na estimação das elasticidades do produto e da produtividade em relação ao capital e ao investimento em infraestrutura desagregados em cinco setores (energia elétrica, telecomunicações, ferrovias, rodovias e portos), bem como e relação a medidas físicas de estoque de capital. Investiga também o sentido de causação entre capital de infraestrutura e PIB e entre capital de infraestrutura e produtividade total dos fatores (PTF). Os resultados obtidos confirmam para o Brasil a existência de forte relação entre infraestrutura e produto no longo prazo. As nossas estimativas para a elasticidade-renda de longo prazo situam-se entre 0,55 e 0,61, sendo que os setores que influenciam mais intensamente o PIB são os de energia elétrica e transportes. As estimativas de longo prazo da elasticidades da PTF em relação ao capital em infraestrutura são também altas e bastante significativas, da mesma forma que o impacto das medidas de estoque físico de capital sobre o PIB.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImpactos produtivos da infra-estrutura no Brasil – 1950/95pt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 315-338 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordElasticidade do produtopt_BR
dc.subject.keywordElasticidade da produtividadept_BR
dc.subject.keywordSetor de infraestrutura brasileiropt_BR
dc.subject.keywordInvestimentopt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 315-338, ago. 1998pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article studies the behavior of the Brazilian infrastructure sector from 1950 through 1995. We construct new aggregate series of investment and capital, disaggregated series by subsectors (energy, transportation, telecommunications, etc.) as well as physical measures of capital stock such as paved roads and telephone line. These series are substantially longer than the series previously available and care used to estimate long-run output, labor productivity and total factor productivity (TFP) elasticities. Our results show a strong relationship between infrastructure in one hand and output and productivity on the other. At the aggregate level, we estimated a long-run output elasticity between 0,55 and 0,61. At the disaggregate level, the transportation ans energy sectors had the highest estimated impact on output and productivity. Similar results were obtained with the TFP series and physical measures of infrastructure.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v28_n02_Impactos.pdf662.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.