Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorIssler, João Victor-
dc.contributor.authorLima, Luiz Renato-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1947 a 1992pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-17T13:18:59Z-
dc.date.available2015-11-17T13:18:59Z-
dc.date.issued1997-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5405-
dc.description.abstractEm teoria econômica costuma-se analisar o comportamento de longo prazo de um agente supondo-o sujeito a um determinado tipo de restrição intertemporal. A restrição orçamentária intertemporal do governo revela que um aumento nos gastos públicos, não acompanhado de igual aumento nos impostos, deve futuramente ser reduzido ou seguido por um crescimento de impostos. Além disso, este último, somado às reduções futuras nos gastos do governo, deve ser igual ao choque inicial em valor presente. Usando a restrição intertemporal de recursos do governo e técnicas da literatura de raiz unitárias e co-integração, testa-se o equilíbrio de longo prazo das finanças públicas no brasil de 1947 a 1992 e estima-se qual o mecanismo mais frequente usado pelo governo brasileiro para restaurá-lo, dado um choque de receita ou de gasto. A principal conclusão do estudo é que a maior parcela dos déficits públicos no Brasil é eliminada, independentemente da sua fonte geradora, por aumentos futuros nos impostos. Ademais, mostra-se que a senhoriagem vem sendo usada sistematicamente para garantir o equilíbrio orçamentário de longo prazo, o que explica a alta taxa de inflação que vigorou nesse período no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleComo se equilibra o orçamento do governo no Brasil : aumento de receitas ou corte de gastos?pt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 519-540 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Orçamento Nacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Teoria Econômicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEquilíbrio orçamentáriopt_BR
dc.subject.keywordEquilíbrio de longo prazo das finanças públicaspt_BR
dc.subject.keywordRestrição orçamentáriapt_BR
dc.subject.keywordDéficits públicospt_BR
dc.subject.keywordAumento de impostospt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 519-540, dez. 1997pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing national accounts data for the revenue-GDP and expenditure-GDP ratios from 1947 to 1992, we examine two central issues in public finance. First, was the path of public debt sustainable during this period? Second, if debt is sustainable, how has the government historically, balanced the budget after shocks to either revenues or expenditures? The results show that: a) public deficit is stationary (bounded asymptotic variance). The budget in Brazil is balanced entirely through changes in the present value of taxes when a shock to taxes is the is the initial cause of the imbalance. When the imbalance is due to a shock to expenditures, the budget is balanced through a 40% and 60% change in the present values of expenditures and taxes respectively. Moreover, expenditures are strongly exogenous but tax revenues are not; b) a rational Brazilian consumer may have a behavior consistent with Ricardian Equivalence; and c) seigniorage revenues are critical to restore intertemporal budget equilibrium, since, when we exclude them from total revenues, debt is not sustainable in econometric tests.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v27_n03_Como.pdf607.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.