Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5759
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2133.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2133_sumex.pdf42.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeito dose resposta do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no estado de Goiás
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2133 : Efeito dose resposta do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no estado de Goiás
Authors: Oliveira, Guilherme Resende
Menezes, Rafael Terra de
Resende, Guilherme Mendes
Abstract: O estudo avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no estado de Goiás entre os anos de 2004 e 2011 por meio dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e dos empréstimos do Programa Empresarial do FCO. Os impactos dos financiamentos no crescimento do emprego e salários das empresas instaladas no estado foram estatisticamente significantes e positivos. Os métodos utilizados foram o propensity score matching (PSM) e o propensity score generalizado (PSG), que identifica a variável de tratamento como contínua – inédito na literatura de avaliação de fundos regionais. Ademais, o efeito dose indica que o valor do empréstimo influencia na quantidade de empregos gerados, assim como na variação dos salários, em os resultados do PSG sugerem que, até o limite de aproximadamente R$ 200 mil, as variações proporcionais de emprego e salário são maiores quanto maiores os montantes contratados de crédito.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.