Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Newton Rabello de-
dc.coverage.temporal1980pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-30T13:47:17Z-
dc.date.available2015-12-30T13:47:17Z-
dc.date.issued1989-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5848-
dc.description.abstractNeste estudo, modelos econométricos são desenvolvidos visando a determinação da demanda derivada por combustíveis automotivos nos transportes individual (gasolina e álcool) e coletivo (óleo diesel) de passageiros, assim como pela posse de veículo por famílias e empresas. Na especificação dos modelos incorporam-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, venda do comércio e de serviços, renda individual e população. A amostra de estimação é obtida a partir de dados tipo cross-section, para a ano de 1980, a nível de município. Os resultados revelam a estrutura de demanda de transporte e energia, a partir dos shares das atividades produtivas e dos indivíduos no consumo total de combustível e na frota de automóvel, bem como através do consumo unitário por indivíduo e elasticidades desse consumo e da posse de automóvel por faixa de renda. As implicações desses resultados para a política de preços e as projeções de demanda são também discutidas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDemanda derivada de energia no transporte de passageirospt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 85-112pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Economia dos Transportespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEnergiapt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3508pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 19, n. 01, p. 85-112, abr. 1989pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractModels for the demand of both energy in the passenger transportation sector and vehicle ownership are developed. The models specification includes variables related to wages population, production and characteristic of Brazilian counties. The results allow calculation of income elasticities and consumption shares of each income group for both energy in individual passenger transportation and vehicle ownership. Policy implications of the results are discussed.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEnergiapt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Energia: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v19_n01_Demanda.pdf831.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.