Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, Adriana Teixeira | - |
dc.contributor.author | Castro, Newton Rabello de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-04T18:11:32Z | - |
dc.date.available | 2016-01-04T18:11:32Z | - |
dc.date.issued | 1988-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5853 | - |
dc.description.abstract | 0 crescimento vertiginoso das exportações de manufaturados e a rápida difusão do conteinerização, nos últimos anos, têm ressaltado questões sobre a adequação dos portos brasileiros para a atendimento das novas necessidades comerciais do pais. Neste sentido, o estudo investiga os determinantes da escolha de utilização de contêiner versus acondicionamento convencional, no exportação de manufaturados. A partir da análise dos determinantes das decisões logísticas envolvidas no processo de exportação, propõe-se e estima-se um modelo de decisão probabilístico, do tipo Iogit. Os resultados revelam que a escolha de conteinerização está associada, de forma predominante, às características do porto de destino, ao custo de transporte e às características do lote de carga (valor e tamanho). Discutem-se também as implicações dos resultados para a política de transportes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A escolha de conteinerização na exportação de manufaturados | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 709-740 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Portos | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exportações de manufaturados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Porto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conteinerização | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3514 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, dez. 1988 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referência bibliográfica | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The fast growth of exports of manufactured goods and the diffusion of containerization has raised important questions concerning the capacity of Brazilian port facilities to meet the requirements imposed by international commerce. In this study, we analyze the choice of shipping goods in containers versus break-bulk. We discuss the determinants of logistic decision in foreign trade and estimate a probabilistic legit choice model. The model show’s the relative importance of the characteristics both of the port of destination and the commodity, as well as transport cost. Policy implications of these results are also outlined. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Agricultura, Pecuária e Pesca | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos Comércio Internacional: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v18_n03_Escolha.pdf | 928.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.