Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5881
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ilha, Adayr da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, João Eustáquio de | - |
dc.coverage.spatial | Minas Gerais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-07T16:37:44Z | - |
dc.date.available | 2016-01-07T16:37:44Z | - |
dc.date.issued | 1989-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5881 | - |
dc.description.abstract | A educação tem-se revelado importante fator para o aumento da da produção e produtividade agrícola em países desenvolvidos. Em agriculturas ems desenvolvimento, entretanto, essa contribuição da educação tem gerado controvérsias. 0 objetivo dente estudo foi analisar a efeito da educação na produção e produtividade em áreas agrícolas modernizadas e tradicionais do Estado de Minas Gerais. Utilizou-se, para tanto, um modelo cuja base é uma função de produção tipo Cobb-Douglas. Os resultados mostraram que a educação tem contribuído positivamente para o produto agrícola em ambas as áreas investigadas. No entanto, analisando a desagregação do impacto da educação em efeito "trabalhador” e "alocativo"„ ambos os efeitos foram positivos no meio moderno, e somente o componente "insumo-alocação" do efeito "alocativo" foi positivo no meio tradicional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Impacto da educação na pequena produção agrícola em Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 183-202 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Agricultura::Economia Agrícola::Desenvolvimento Agropecuário::Produtividade Agrícola | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtividade agrícola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção agrícola | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3508 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar a efeito da educação na produção e produtividade em áreas agrícolas modernizadas e tradicionais do Estado de Minas Gerais. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, abr. 1989 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Education has been an important factor contributing to increased agricultural production and yields in developed countries. The contributing of education to agriculture in developing nations has generated some controversies. This study analyses the impact of education on agriculture in a modern region and in a traditional region of the State of Minas Gerais, Brazil. A model based on a Cobb-Douglas production function is used. The results showed that education contributes significantly to agriculture in hoth regions. The disaggregation of the impact of the impact of education in "worker effect" and "allocation effect" showed that both effects are positive in the modern region, but only part of the "allocation effect" (the resource allocation effect) was positive in the traditional region. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Agricultura, Pecuária e Pesca | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v19_n01_Impacto.pdf | 578.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.