Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5891
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Brasil em desenvolvimento_2015_Estado planejamento e políticas públicas.pdf8.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Financiamento de parcerias público-privadas no setor de infraestrutura : desafios e oportunidades para a atração de capital estrangeiro
Authors: Silva Filho, Edison Benedito da
Abstract: Analisa os principais desafios e oportunidades à atração de capital estrangeiro como instrumento catalizador do incremento dos projetos de parcerias público-privadas (PPP) no setor de infraestrutura, a partir da experiência recente brasileira e de outras economias emergentes. Apresenta o modelo teórico básico e a rationale da estrutura de financiamento de projetos de PPP. Destaca o papel desempenhado pelos riscos de financiamento para o sucesso desses projetos e os limites atuais da expansão do crédito público para sua viabilização. Descreve a evolução do marco regulatório do mercado de capitais no Brasil e as iniciativas do governo brasileiro para atração de investimento privado no setor de infraestrutura. Discute algumas experiências internacionais de gerenciamento do risco cambial em projetos de PPP visando ampliar sua atratividade ao capital estrangeiro. Apresenta uma proposta de financiamento de concessão com a introdução de mecanismo de proteção contra o risco cambial, a partir do estudo de caso de uma concessão rodoviária realizada recentemente pelo estado de São Paulo. Por fim, conclui enfatizando a necessidade e a viabilidade de novas soluções para fomentar a atração de investimento internacional para os projetos de infraestrutura do país, com consequente economia de recursos para o Estado brasileiro.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5838
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.