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dc.contributor.authorMorley, Samuel A.-
dc.date.accessioned2016-03-15T13:05:29Z-
dc.date.available2016-03-15T13:05:29Z-
dc.date.issued1986-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6020-
dc.description.abstractNeste artigo, expomos um modelo simples do mercado de trabalho, o qual distingue explicitamente os processos de curto e longo prazo, com o objetivo de abordar o efeito de mudanças nos fatores exógenas, tais como aquelas ocorridas no nível ou na taxa de crescimento da demanda agregada, no grau de qualificação da mão-de-obra e no sistema educacional. Mostramos, adicionalmente, que: as mudanças na demanda agregada devem afetar somente a estrutura da força de trabalho e não a de salários; as mudanças na taxa de crescimento da renda afetam ambas; e as alterações no grau de educação e nas facilidades de migração rural-urbana também afetam ambas as estruturas e são progressivas no diminuírem o diferencial de salários. A aplicação do modelo ao Brasil mostra resultados diferentes dos obtidos pelos métodos estatísticos usualmente utilizados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleSalários relativos, estrutura da força de trabalho e distribuição de renda a curto e longo prazopt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 599-620 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificações Ocupacionaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensinopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordSaláriopt_BR
dc.subject.keywordForça de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordDistribuição de rendapt_BR
dc.subject.keywordSistema educacionalpt_BR
dc.subject.keywordQualificação da mão-de-obrapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3597pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, dez. 1986.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we lay out a simple model of the labor Market which explicitly distinguishes between the short and the long run and use it to explore the effect of changes in the level or growth rate of aggregate demand, changes in skill intensity, and changes in the educational system. We have show that changes in aggregate demand should affect only the structure of the labor force, not the structure of the labor force and wages. On the supply side the model shows that any change which increases the flow supply of labor is progressive because it narrows the long run equilibrium wage differential. We also show that its use gives quite diferente results than the standard measures in Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos

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