Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFurtado, Bernardo Alves-
dc.contributor.authorEberhardt, Isaque Daniel Rocha-
dc.date.accessioned2016-03-24T14:02:37Z-
dc.date.available2016-03-24T14:02:37Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6050-
dc.description.abstractApresenta modelo desenvolvido por Furtado e Eberhardt (2016), elaborando uma nova ilustração com base na distância percorrida pelos agentes e seu comportamento em relação a outros resultados do modelo. Como contribuição principal, este trabalho permite explicitar quantitativamente as relações entre deslocamento dos trabalhadores e todos os outros elementos do modelo: desde propensão a consumir, passando por produtividade, dinamismo do mercado imobiliário ou intensidade da busca por preços. Descreve sucintamente o modelo utilizado para a análise da mobilidade. Apresenta os resultados encontrados com a aplicação do modelo. Vincula aspectos indiretos da economia sobre a mobilidade urbana e apresenta-se como metodologia e ferramental para operar análise de efeitos de políticas públicas de forma integrada, prospectiva e dinâmica, espacial e temporalmente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDa mobilidade metropolitana vinculada à economia : análise a partir de um modelo baseado em agentespt_BR
dc.title.alternativeThe metropolitan mobility linked to economy : an analysis from a model based on agentspt_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-20 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Migração::Migração::Deslocamentos Residência-Trabalhopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Condições Econômicas - Geral::Aspectos Econômicospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordMercado de benspt_BR
dc.subject.keywordDinâmica econômicapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6048pt_BR
ipea.description.objectiveAntecipar e apresentar, de forma simplificada, o modelo baseado em agentes, que será detalhado em outro texto destes autores (Furtado e Eberhardt, 2016); e, de outro lado, demonstrar uma primeira possibilidade de aplicação do modelo para o caso de políticas públicas integradas, ilustrando as influências da pujança econômica na mobilidade das famílias.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 43, 81 p., fev. 2016.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n43_mobilidade.pdf183.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.