Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6104
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T19:01:26Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T19:01:26Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6104 | - |
dc.description.abstract | Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora ou sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal. Este texto procurou analisar as políticas de melhoria da acessibilidade nos sistemas de transporte brasileiro, analisando o papel da União e os principais desafios existentes para que essas políticas avancem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2139 : Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 27 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte acessível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dificuldade de locomoção | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 2139 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | It is estimated that more than 20% of the Brazilian population has some limited mobility, whether by physical, motor or sensory or even a transitory specific condition. For this portion of the population to fully exercise its constitutional right to come and go, transport systems must adopt some appropriate accessibility features, within the concepts of universal design. This article analyzes improvements in accessibility policies of the Brazilian transportation systems, the role of the Federal Government and the main challenges to advance these policies. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2139.pdf | 611.04 kB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2139_sumex.pdf | 30.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.