Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barat, Josef | - |
dc.contributor.author | Nazareth, Paulo Buarque de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T14:05:09Z | - |
dc.date.available | 2016-04-15T14:05:09Z | - |
dc.date.issued | 1984-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6188 | - |
dc.description.abstract | O artigo critica a atual estrutura de transportes no Brasil, tida como inadequada à conjuntura nacional e internacional após a crise do petróleo (1973). No início do trabalho apresenta-se, em rápidas pinceladas, a evolução da situação internacional no período que vai de 1973 até o conflito entre Iraque e Irã. Em seguida, faz-se uma apreciação a respeito da reação brasileira em face da crise do petróleo. Finalmente, discutem-se detalhadamente os aspectos estruturais da questão energética nos transportes, extraindo-se, a partir daí, algumas conclusões e sugestões de política econômica para o setor. 0 artigo chama a atenção para o fato de que, passados 10 anos desde o primeiro choque do petróleo, o Brasil em geral e o setor de transportes em particular continuam extremamente dependentes de fontes externas de energia primária. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Transporte e energia no Brasil : as repercussões da crise do petróleo | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 197-244 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor de transportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia primária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crise do petróleo | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3618 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, abr. 1984 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Energia | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Energia: Artigos Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v14_n01_Transporte.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.