Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6239
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RTM_v3_n2_Crise.pdf223.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Crise das tortilhas no México (2007) : alta das commodities, instabilidade financeira e segurança alimentar
Other Titles: The tortilla crisis in Mexico (2007): the upward trend in commodity prices, financial instability and food security
Authors: Thomaz, Laís Forti
Carvalho, Carlos Eduardo
Abstract: O trabalho analisa as origens da forte alta dos preços das tortilhas de milho que provocou a onda de protestos populares do início de 2007 no México. Manifestações semelhantes em outros lugares e a tendência de alta das commodities, retomada em 2010, acentuaram as preocupações com a segurança alimentar de países dependentes da importação de alimentos. O interesse pelo episódio mexicano se justifica pela complexidade que apresenta. Como em outros produtos, a elevação do preço do milho foi influenciada pelos efeitos combinados dos seguintes fatores: aumento da demanda mundial; movimentos especulativos nos mercados financeiros; e destinação de parte dos grãos para produzir etanol nos EUA. A alta mais forte das tortilhas, contudo, ocorreu antes do pico de preços do milho, e desacelerou enquanto o milho continuava a subir, o que sugere a existência de problemas na formação dos preços nos mercados mexicanos. Há também os efeitos complexos dos pesados subsídios praticados pelos Estados Unidos, de forte impacto no México com o Tratado de Livre Comércio das América do Norte (Nafta). O trabalho discute este conjunto de elementos explicativos para a crise de 2007 e faz uma análise da sustentação dos subsídios nos Estados Unidos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6119
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6125
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.