Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6241
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RTM_v3_n3_Investigação.pdf490.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Investigação sobre a desigualdade na distribuição de renda e o endividamento dos trabalhadores norte-americanos dos anos 1980 aos anos 2000
Other Titles: An Inquiry on inequality and indebtedness of us workers from the 1980's to the 2000's
Authors: Teixeira, Lucas Azeredo da Silva
Abstract: Este artigo discute as origens do processo que mais chamou atenção na economia norte-americana, antes da eclosão da crise do subprime: o crescente endividamento do consumidor. Segundo a hipótese adotada neste trabalho, são causas deste endividamento a mudança na distribuição de renda (aumento da concentração) e as desregulamentações e inovações financeiras, que se desenvolvem a partir do fim dos anos 1970. Tendo em vista que este aspecto vem sendo bem explorado na literatura especializada, o presente trabalho concentra sua explicação na mudança no padrão de distribuição de renda. Analisando por este prisma, chega-se à conclusão adicional de que não se trata de endividamento das famílias, ou dos consumidores, em geral, e sim, mais especificamente, de uma parcela destes, os trabalhadores norte-americanos, que se endividaram para financiar seus gastos, em um contexto de salários reais estagnados. Por fim, os rumos da economia norte-americana pós-crise são brevemente avaliados.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6117
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.