Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorais, Isabela Nogueira de-
dc.coverage.spatialChinapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:42:55Z-
dc.date.available2016-04-29T14:42:55Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6305-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é mapear a presença da China nas cadeias globais de produção da indústria eletroeletrônica de consumo, com atenção especial à problemática da agregação de valor. Discute-se se o país está ou não avançando na hierarquia das cadeias de valor e se distanciando da posição de mero montador contratado, responsável pelas atividades padronizadas e de menor qualificação. Para tanto, apresenta-se o conceito de cadeias de valor globais (CVGs), caracterizando-se os atores e a centralidade da firma líder na agregação de valor. A seguir, mapeia-se a geografia do comércio exterior chinês. Destaca-se a relevância da integração regional para a inserção global e traçam-se as distinções entre o comércio para processamento e o comércio ordinário. Ao rever a literatura existente sobre agregação de valor das exportações chinesas, o artigo chega a algumas conclusões relevantes sobre a trajetória do valor adicionado (VA) domesticamente no segmento de eletroeletrônicos de consumo. Por fim, o artigo apresenta estudos de caso sobre duas firmas líderes na indústria eletrônica chinesa, Lenovo e Huawei, a fim de ilustrar a diversidade de estratégias para a criação de firmas líderes no país.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCadeias produtivas globais e agregação de valor : a posição da China na indústria eletroeletrônica de consumopt_BR
dc.title.alternativeGlobal porduction chains and value added : China's position the consumer eletronic industrypt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 5-46pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Valor Agregadopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Energia::Energia Elétrica::Indústria Elétricapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Eletrônica. Equipamentos Elétricos::Indústria de Eletrônicos::Indústria Eletrônicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCadeias produtivas globaispt_BR
dc.subject.keywordValor agregadopt_BR
dc.subject.keywordIndústria eletroeletrônicapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6121pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6127pt_BR
ipea.description.objectiveMapear a presença da China nas cadeias globais de produção da indústria eletroeletrônica de consumo, com atenção especial à problemática da agregação de valor.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Revista Tempo do Mundo (RTM): v. 4, n. 3, dez. 2012pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPublicado também em inglêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this article is to map China’s presence in global production chains in the electronics industry, with special emphasis given to value added. It discusses whether China is stepping upwards in the global value hierarchies and if the country is getting distance from the traditional contractor manufacturing position, generally responsible for standardized activities with less qualification and less value added. In order to do so, the article presents the concept of global value chains, characterizing its actors and the position of the lead firm in aggregating value. In the sequence, it draws a map of Chinese foreign trade, reinforcing the relevance of regional integration to its global insertion and underlining the distinctions between processing and ordinary trade. Once reviewing the literature about the value added of Chinese exports, the article comes to some relevant conclusions about the recent domestic value added performance in the electronics sector. Finally, the article presents two case studies on Chinese lead firms in the sector analyzed, Lenovo and Huawei, in order to illustrate the diversity of strategies for the creation of lead firms in that country.pt_BR
ipea.researchfieldsInserção Internacional Soberanapt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RTM_v4_n3_Cadeias.pdf198.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.