Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSakowski, Patrícia Alessandra Morita-
dc.contributor.authorTóvolli, Marina Haddad-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-09T14:25:50Z-
dc.date.available2016-05-09T14:25:50Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362-
dc.description.abstractSistemas educacionais podem ser vistos como sistemas complexos, ao considerarmos que o aprendizado, o ensino, a cognição e a educação são fenômenos resultantes das interações entre os agentes heterogêneos que compõem esses sistemas. Em virtude da natureza complexa dos sistemas educacionais, novas abordagens mostram-se relevantes e, até mesmo, necessárias, se considerarmos que os métodos tradicionais muitas vezes não são capazes de capturar as dinâmicas desses sistemas. Este trabalho busca identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. Apresentam-se os principais conceitos que têm marcado o pensamento teórico da complexidade, assim como as aplicações dos métodos e metodologias de sistemas complexos em educação no Brasil, como modelagem baseada em agentes, análise de redes, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados educacionais (educational data mining) e learning analytics, entre outros. Por fim, alguns insights da abordagem de sistemas complexos para a educação são discutidos.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleComplex approaches for education in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 210 : Complex approaches for education in Brazilpt_BR
dc.title.alternativePerspectivas da complexidade para a educação no Brasilpt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical30 p.pt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordSistemas Complexospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelos baseados em agentespt_BR
dc.subject.keywordAnálise de redespt_BR
dc.subject.keywordSistemas tutores inteligentespt_BR
dc.subject.keywordMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subject.keywordLearning analyticspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4642pt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 210pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui versão em português - Texto para Discussão n. 2107pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractEducation systems can be viewed as complex systems, by considering that learning, teaching, cognition and education are phenomena resulting from interactions between the heterogeneous agents that compose such systems. Given the complex nature of education systems, new approaches seem relevant, and even necessary, if we consider that traditional methods are often not capable of capturing the dynamics of these systems. This paper aims to identify what has been done in Brazil regarding the complex system approach in education, and to bring to discussion the potential benefits of this perspective to education in the country. The main concepts that have marked the theoretical thought of complexity are presented, as well as applications of complex systems’ methods and methodologies in education in Brazil, such as Agent-Based Modeling, Network Analysis, Intelligent Tutoring Systems, Educational Data Mining, and Learning Analytics, among others. Finally, some insights of the complex system approach to education are discussed.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_210.pdf269.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
DiscussionPaper_210_sumex.pdf32.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.