Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sakowski, Patrícia Alessandra Morita | - |
dc.contributor.author | Tóvolli, Marina Haddad | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-09T14:25:50Z | - |
dc.date.available | 2016-05-09T14:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362 | - |
dc.description.abstract | Sistemas educacionais podem ser vistos como sistemas complexos, ao considerarmos que o aprendizado, o ensino, a cognição e a educação são fenômenos resultantes das interações entre os agentes heterogêneos que compõem esses sistemas. Em virtude da natureza complexa dos sistemas educacionais, novas abordagens mostram-se relevantes e, até mesmo, necessárias, se considerarmos que os métodos tradicionais muitas vezes não são capazes de capturar as dinâmicas desses sistemas. Este trabalho busca identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. Apresentam-se os principais conceitos que têm marcado o pensamento teórico da complexidade, assim como as aplicações dos métodos e metodologias de sistemas complexos em educação no Brasil, como modelagem baseada em agentes, análise de redes, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados educacionais (educational data mining) e learning analytics, entre outros. Por fim, alguns insights da abordagem de sistemas complexos para a educação são discutidos. | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Complex approaches for education in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Discussion Paper 210 : Complex approaches for education in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Perspectivas da complexidade para a educação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Discussion Paper | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 30 p. | pt_BR |
dc.rights.license | Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas Complexos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos baseados em agentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de redes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas tutores inteligentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineração de dados educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Learning analytics | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas. | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4642 | pt_BR |
ipea.description.objective | Identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Discussion Paper ; 210 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui versão em português - Texto para Discussão n. 2107 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Education systems can be viewed as complex systems, by considering that learning, teaching, cognition and education are phenomena resulting from interactions between the heterogeneous agents that compose such systems. Given the complex nature of education systems, new approaches seem relevant, and even necessary, if we consider that traditional methods are often not capable of capturing the dynamics of these systems. This paper aims to identify what has been done in Brazil regarding the complex system approach in education, and to bring to discussion the potential benefits of this perspective to education in the country. The main concepts that have marked the theoretical thought of complexity are presented, as well as applications of complex systems’ methods and methodologies in education in Brazil, such as Agent-Based Modeling, Network Analysis, Intelligent Tutoring Systems, Educational Data Mining, and Learning Analytics, among others. Finally, some insights of the complex system approach to education are discussed. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiscussionPaper_210.pdf | 269.62 kB | Adobe PDF | View/Open | |
DiscussionPaper_210_sumex.pdf | 32.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.