Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6398
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PWR_v4_n2_Towards.pdf137.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Towards a chinese welfare state? : tagging the concept of social security in China
Other Titles: Em direção a um estado de bem-estar social chinês? : qualificando o conceito de seguridade social na China
Authors: Sander, Anne
Schmitt, Christopher
Kuhnle, Stein
Abstract: Em vista dos desafios acumulados e do potencial crescente de intranquilidade e instabilidade social, o governo chinês aditou repetidamente, nos anos recentes, a sua linha de política social baseada no produtivismo para o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa. Embora os estudiosos tenham discutido amplamente se a China se desenvolverá ou não seguindo a linha dos Estados de bemestar social dos países ocidentais, poucas foram as tentativas para identificar a concepção chinesa de bem-estar social e os valores subjacentes aos últimos desenvolvimentos. Contudo, isto é crucial para avaliar as características e o impacto de um possível novo regime de bem-estar social chinês. Este trabalho revê a literatura existente para rotular os valores relacionados ao desenvolvimento da seguridade social na China desde 1949. As questões principais da pesquisa subsequente são: qual é a concepção chinesa de bem-estar social e como esta se reflete na política social? Argumenta-se que, embora a percepção chinesa de bem-estar social tenha mudado desde o sistema de “empregos vitalícios” (iron rice bowl), englobando novos grupos e tentando satisfazer novas necessidades, persistem a sua lógica principal e as suas normas subjacentes.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6126
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6112
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6237
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.