Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-27T21:07:13Z | - |
dc.date.available | 2016-06-27T21:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6637 | - |
dc.description.abstract | As condições de mobilidade da população vêm se degradando muito no Brasil nos últimos anos com o aumento do transporte individual motorizado, principalmente em função do crescimento dos acidentes de trânsito com vítimas, dos congestionamentos urbanos e também dos poluentes veiculares. A partir desse contexto, procurou-se iniciar um debate sobre os principais atributos que caracterizariam um modelo de mobilidade urbana sustentável para as cidades brasileiras e quais os caminhos e princípios a se seguirem para viabilizá-lo. Esse texto apresenta alguns conceitos sobre o tema, discutindo também políticas públicas necessárias para tornar o sistema de mobilidade mais sustentável do ponto de vista dos conceitos trabalhados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável : conceitos, tendências e reflexões | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2194 : Mobilidade urbana sustentável : conceitos, tendências e reflexões | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 31 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Ar | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poluição veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarifa de ônibus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emissões de poluentes | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2194 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The population mobility conditions have been degrading very much in Brazil in recent years with the increase in individual motorized transport, mainly due to the growth in traffic accidents with victims, urban congestion and also the vehicle pollutants. From this context, we tried to start a debate on the key attributes that characterize a model of sustainable urban mobility for Brazilian cities and what paths and principles to follow to make it viable. This paper presents some concepts on the subject, also discussing public policies necessary to make the mobility system more sustainable from the point of view of the discussed concepts. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2194.pdf | 891.81 kB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2194_sumex.pdf | 33.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.