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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Bacha, Edmar Lisboa | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T12:43:53Z | - |
dc.date.available | 2016-07-27T12:43:53Z | - |
dc.date.issued | 1977-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6829 | - |
dc.description.abstract | Este estudo trata de artigo recente publicado nesta revista, onde Pastore, Barros e Kadota (PBK) argumentaram que a taxa de câmbio do cruzeiro se tornou supervalorizada em 1974. Embora qualificando a estimativa, esses autores sugerem que a taxa de câmbio do cruzeiro (em relação a uma média ponderada de oito moedas dos principais parceiros comerciais do País) deveria ser 64% mais alta que seu valor observado em 1974 para garantir o equilíbrio das contas externas do País. No que se segue, utilizando uma reformulação do modelo de PBK e estimativas empíricas de Lemgruber, arguimos que tal conclusão é incorreta. Se acreditarmos no modelo de PBK e nos parâmetros de Lemgruber, somente poderemos concluir que a desvalorização cambial adotada em 1974 foi adequada para a situação enfrentada pelo País naquele ano. A conclusão tentativa é de que a deterioração do balanço de pagamentos a partir de 1974 não deve ser atribuída ao manejo da política cambial do País. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Sobre a taxa de câmbio : um adendo ao artigo de Pastore-Barros-Kadota | pt_BR |
dc.title.alternative | Comunicação 3 | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 237-244 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Economia – Geral | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e ) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taxa de câmbio do cruzeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo PBK | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desvalorização cambial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3699 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 237-244, abr. 1977 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
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