Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6904
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Wives, Willian Washington | - |
dc.contributor.author | Kubota, Luis Claudio | - |
dc.contributor.author | Amiel, Tel | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T13:48:36Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T13:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6904 | - |
dc.description.abstract | A introdução de novas tecnologias em ambiente escolar raramente parte apenas de uma decisão individual do educador. Ela se insere em um contexto mais amplo, em que se apresentam questões internas e externas à instituição de ensino. O objetivo deste Texto para Discussão é investigar as condições sistêmicas que contribuem ou inibem o desenvolvimento de diferentes atividades preparadas pelos docentes com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de quatro estudos de caso. As unidades de análise foram dois colégios particulares e duas escolas públicas de Brasília. O arcabouço conceitual para a análise foi a teoria da atividade (TA). Conduzimos um múltiplo estudo de caso em quatro escolas, particulares e públicas. Entre os principais resultados, podem-se destacar: a importância da liderança para que o uso das TICs se dê de forma integrada na instituição de ensino; a proatividade como modo de superar as limitações materiais (no caso das públicas); o fato de as condições materiais não necessariamente significarem práticas mais arrojadas no uso das TICs; e o fato de os níveis de inserção das tecnologias não indicarem qualquer relação fundamental com a mudança nos papéis tradicionais de professores e estudantes. Trabalhos dessa natureza devem ser analisados com cautela, ao se inferirem suas conclusões para o conjunto. No entanto, permitem vislumbrar uma série de nuances que não seria possível captar de outro modo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2218 : Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividade | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 33 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Ensino Assistido por Computadores | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da atividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias da informação e comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novas mídias | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar as condições sistêmicas que contribuem ou inibem o desenvolvimento de diferentes atividades preparadas pelos docentes com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de quatro estudos de caso. | pt_BR |
ipea.description.methodology | A metodologia utilizada é a da teoria da atividade (TA) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2218 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | School technology integration rarely begins with school or educator choice. It is part of a wider context where external and internal factors have direct influence on the goals and tools that are adopted over time. The objective of this discussion paper is to investigate the systemic conditions that contribute or inhibit the development of different activities by teachers making use of new media. We compiled a list of well-known conditions for technology integration success and mapped these in the historical and culturally bound perspective of cultural-historical activity theory (CHAT). We conducted a multiple case-study analysis of four schools, public and private. Among the main results, we can highlight the following: the importance of the leadership for an integrated use of ICTs in the schools, proactivity as a means to overcome material limitations (for the public schools), material conditions do not necessarily translate in more advanced practices in ICT use, different levels of ICT use do not have any structural relation with the change in traditional teacher and student roles. Case studies such as this have to be analyzed with caution when trying to generate inferences to school systems as a whole. On the other hand, study proposes a methodology that can help elicit tensions in technology integration, pointing to avenues for school development. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2218.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2218_semex.pdf | 39.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.