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dc.contributor.authorCastro, Cláudio de Moura-
dc.contributor.authorFrigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.authorMartins, Ricardo de R.-
dc.contributor.authorCórdova, Rogério A.-
dc.coverage.spatialAmérica Latinapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-08T13:47:31Z-
dc.date.available2016-09-08T13:47:31Z-
dc.date.issued1980-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7032-
dc.description.abstractNeste ensaio resumimos algumas das conclusões obtidas no curso de uma pesquisa conjunta sobre custos, financiamento e eficiência de escolas latino-americanas, realizada pelo Programa ECIEL. A amostra incluiu 1.340 escolas. Escolas primárias e secundarias, públicas e particulares, urbanas e rurais foram estudadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru. Contudo, em que pese o volume dos dados recolhidos no curso da pesquisa, cingimo-nos aqui apenas a uma discussão e interpretação de alguns resultados, sugerindo ao leitor interessado consultar a publicação integral. Apresentamos a seguir um sumário das principais conclusões, com as idéias organizadas em quatro categorias gerais. Na Seção 1, descrevermos quem recebe o quê em mataria de educação. Na Seção 2, analisamos questões de ineficiência e disfunções dos sistemas educativos. Na Seção 3, discutimos brevemente os mecanismos de tomada de decisão e as configurações políticas que explicariam, ao menos em parte, a situação encontrada. Finalmente, na Seção 4, apresentamos algumas idéias de caráter geral, oriundas das conclusões apresentadas nas seções anteriores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFinanciamento e custos da educação : conclusões de uma pesquisa na América Latinapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 147-178 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistemas educativospt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordProcesso educativopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3674pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 147-178, abr. 1980pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos

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