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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7105
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BAPI_n9_trajetórias.pdf | 125.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Trajetórias individuais, criminalidade e o papel da educação |
Authors: | Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro |
Abstract: | Focaliza o papel crucial que um adequado processo educacional pode exercer para o desenvolvimento infantojuvenil e para a prevenção aos crimes. Trata das trajetórias individuais desde a primeira infância, quando pontua o papel socializador da supervisão, orientação e educação e seus efeitos de longo prazo. Nessa questão, passa em revista os determinantes dos desajustes comportamentais e socioemocionais que podem contribuir para aumentar a probabilidade da delinquência juvenil. Discute brevemente alguns canais pelos quais a educação formal no ensino básico pode exercer efeito para afastar o jovem da trajetória do crime, quando destaca alguns resultados de pesquisas desenvolvidas no Ipea. Por fim, nas considerações finais seguem observações sobre políticas de segurança pública preventivas, voltadas para a educação e focalizadas nas crianças e nos jovens moradores de bairros e comunidades com maiores desvantagens socioeconômicas. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7086 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
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