Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tillmann, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Comim, Flavio | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T14:12:04Z | - |
dc.date.available | 2016-11-07T14:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7290 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca identificar características dos jovens ligadas à decisão entre trabalhar e estudar. Para tal, duas definições de trabalho são utilizadas: a de ocupação remunerada e a que inclui os trabalhos sem remuneração, entre estes, a responsabilidade sobre os afazeres domésticos. Na primeira definição, verificou-se a importância do papel da educação dos pais e da renda do domicílio sobre a decisão de acumulação de capital humano dos filhos, reforçando a ideia de que existe uma transmissão intergeracional da educação e de oportunidades. Além disso, a maternidade associou-se às jovens não estarem mais estudando. Por sua vez, a segunda definição permitiu identificar diferenças principalmente para as mulheres jovens. Em geral, os resultados associam as mulheres da geração nem-nem à baixa escolaridade, ao meio rural, ao casamento e à maternidade. Uma comparação entre as duas definições de trabalho indica que na definição mais abrangente o efeito de residir no meio rural e do casamento intensifica-se nas chances das jovens serem nem-nem, enquanto a maternidade passa a indicar maior propensão de estarem apenas trabalhando. Dessa forma, o artigo destaca a necessidade de se buscar instrumentos que permitam a elas uma maior conciliação entre os afazeres domésticos, o mercado de trabalho e os estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Os Determinantes da decisão entre estudo e trabalho dos jovens no brasil e a geração nem-nem | pt_BR |
dc.title.alternative | The Determinants of young people’s decision between study and work in Brazil and the NEET generation | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 47-78 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Juventude | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalho Feminino | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação de Adultos::Educação da Mulher | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Ocupações::Trabalhadores da Indústria de Serviços::Trabalhadores Domésticos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Jovens que não Frequentam a Escola | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nem-Nem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarefas domésticas | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7276 | pt_BR |
ipea.description.objective | Identificar características dos jovens ligadas à decisão entre trabalhar e estudar. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 46, n. 02, p. 47-78, ago. 2016. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article seeks to identify the characteristics related to the decision of youngsters between work and school. For that, two definitions of labor are considered: paid occupation and another that also includes work without compensation, such as the responsibility for housework. The first definition highlights the importance of the role of parents’ education and household income on children’s human capital accumulation decision, reinforcing the idea that there is an intergenerational transmission of education and opportunities. In addition, motherhood was associated with youngsters not being in school. The second definition allowed the identification of differences mainly regarding young women. In general, the results associate NEET women with low schooling, inhabiting in rural areas, marriage and motherhood. A comparison between the two definitions of labor indicates that in the broader definition the effect of inhabiting in rural areas and of marriage is more intense with the chances of young women being NEET, meanwhile motherhood starts indicating a greater chance of them being only working. Thus, this work strengthens the need for instruments that enable women a greater conciliation between housework, market work and study. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Demografia. População: Artigos Educação: Artigos Emprego. Trabalho: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v46_n02_Determinantes.pdf | 565.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.