Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTillmann, Eduardo-
dc.contributor.authorComim, Flavio-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T14:12:04Z-
dc.date.available2016-11-07T14:12:04Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7290-
dc.description.abstractEste artigo busca identificar características dos jovens ligadas à decisão entre trabalhar e estudar. Para tal, duas definições de trabalho são utilizadas: a de ocupação remunerada e a que inclui os trabalhos sem remuneração, entre estes, a responsabilidade sobre os afazeres domésticos. Na primeira definição, verificou-se a importância do papel da educação dos pais e da renda do domicílio sobre a decisão de acumulação de capital humano dos filhos, reforçando a ideia de que existe uma transmissão intergeracional da educação e de oportunidades. Além disso, a maternidade associou-se às jovens não estarem mais estudando. Por sua vez, a segunda definição permitiu identificar diferenças principalmente para as mulheres jovens. Em geral, os resultados associam as mulheres da geração nem-nem à baixa escolaridade, ao meio rural, ao casamento e à maternidade. Uma comparação entre as duas definições de trabalho indica que na definição mais abrangente o efeito de residir no meio rural e do casamento intensifica-se nas chances das jovens serem nem-nem, enquanto a maternidade passa a indicar maior propensão de estarem apenas trabalhando. Dessa forma, o artigo destaca a necessidade de se buscar instrumentos que permitam a elas uma maior conciliação entre os afazeres domésticos, o mercado de trabalho e os estudos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOs Determinantes da decisão entre estudo e trabalho dos jovens no brasil e a geração nem-nempt_BR
dc.title.alternativeThe Determinants of young people’s decision between study and work in Brazil and the NEET generationpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 47-78 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Juventudept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Tipos de Trabalhadores::Trabalho Femininopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação de Adultos::Educação da Mulherpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Trabalhadores da Indústria de Serviços::Trabalhadores Domésticospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Jovens que não Frequentam a Escolapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordNem-Nempt_BR
dc.subject.keywordTarefas domésticaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7276pt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar características dos jovens ligadas à decisão entre trabalhar e estudar.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 46, n. 02, p. 47-78, ago. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article seeks to identify the characteristics related to the decision of youngsters between work and school. For that, two definitions of labor are considered: paid occupation and another that also includes work without compensation, such as the responsibility for housework. The first definition highlights the importance of the role of parents’ education and household income on children’s human capital accumulation decision, reinforcing the idea that there is an intergenerational transmission of education and opportunities. In addition, motherhood was associated with youngsters not being in school. The second definition allowed the identification of differences mainly regarding young women. In general, the results associate NEET women with low schooling, inhabiting in rural areas, marriage and motherhood. A comparison between the two definitions of labor indicates that in the broader definition the effect of inhabiting in rural areas and of marriage is more intense with the chances of young women being NEET, meanwhile motherhood starts indicating a greater chance of them being only working. Thus, this work strengthens the need for instruments that enable women a greater conciliation between housework, market work and study.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Educação: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v46_n02_Determinantes.pdf565.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.