Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoita, Rodrigo Menon Simões-
dc.contributor.authorLopes, Carlos Eduardo M.-
dc.coverage.spatialSão Paulo, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-08T14:25:56Z-
dc.date.available2016-11-08T14:25:56Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7293-
dc.description.abstractEste artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo de escolha discreta usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração moderada de usuários do carro para metrô e ônibus. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro mostraram-se mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causaria uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 5% e 50%, respectivamente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDemanda por meios de transporte na grande São Paulo : uma análise de políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeTransportation mode demand in the city of São Paulo : a public policy analysispt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 125-149 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Meios de Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Trânsitopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Pedágiospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEstimação de demandapt_BR
dc.subject.keywordLogitpt_BR
dc.subject.keywordTrânsitopt_BR
dc.subject.keywordPedágio urbanopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7276pt_BR
ipea.description.methodologyA análise será feita mediante um modelo de escolha discreta para a estimação da participação de diferentes meios de transporte na demanda total da RMSP.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 46, n. 02, p. 125-149, ago. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the demand for transportation in the Sao Paulo Metropolitan Area (RMSP) and analyzes the effect of public transport policies on users’ choices and on the city traffic. We estimate a discrete choice model using data from the Origin and Destination Survey. The results show that the introduction of bus lanes has little effect on users mode choice, and subway stations cause moderate migration of car users to subways and buses. Conversely, policies that affect the cost of car use have proven most effective. Simulations on the introduction of a congestion pricing show that charging small fees would cause a substantial reduction in the number of vehicles in circulation: a toll of 1 or 5 reais from those driving through the expanded downtown would reduce car traffic in 5% and 50%, respectively.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v46_n02_Demanda.pdf283.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.