Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSimões, Jorge Eduardo Macedo-
dc.contributor.authorDiniz, Márcia Jucá Teixeira-
dc.contributor.authorDiniz, Marcelo Bentes-
dc.contributor.authorOliveira Júnior, José Nilo de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2001-2014pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T13:31:53Z-
dc.date.available2017-01-04T13:31:53Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7371-
dc.description.abstractCom base na teoria popular da confiança dos consumidores, este artigo analisa o poder preditivo do Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec) utilizando os gastos de consumo no Brasil para o período de 2001 a 2014. A metodologia econométrica utilizada envolve técnicas de cointegração, tal como descrito por Johansen (1988), modelos de vetores autorregressivos (VAR) e correção de erros (VEC) (Johansen e Juselius, 1990). Os resultados comprovaram a hipótese central de que existe uma forte correlação positiva ao longo do tempo entre as evoluções do Inec e os gastos de consumo. Ao mesmo tempo, evidenciaram a existência de cointegração, assegurando a presença de um elo linear entre as tendências estocásticas das variáveis em se moverem na direção de um equilíbrio de longo prazo. Por meio do teste de causalidade de Granger, verificou-se que o consumo final das famílias (CFF) causa o Inec, refutando, assim, o primeiro pressuposto da teoria popular de Fuhrer (1993). Além disso, como mostrado nas funções de impulso-resposta (FIR), choques na confiança dos consumidores afetam positivamente o consumo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleÍndice de expectativas do consumidor no Brasil : uma análise do poder preditivo no período entre 2001 e 2014pt_BR
dc.title.alternativeConsumer’ expectations index in Brazil : an analysis of the predictive power in period between 2001 and 2014pt_BR
dc.title.alternativeÍndice de expectativas del consumidor en Brasil : un análisis del poder predictivo en el período entre 2001 y 2014pt_BR
dc.title.alternativeIndice des attentes des consommateurs au Brésil : une analyse du pouvoir de prévision entre la période de 2001 et 2014pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 187-218 ;il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Gastos de Consumopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Política Macroeconômicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordÍndice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec)pt_BR
dc.subject.keywordModelo de vetores de correção de erropt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 47, jul./dez. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationResumo em português, inglês, espanhol e francêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractBased on popular consumer confidence theory, this article analyzes the predictive power of the National Consumer Expectations Index (Ncei) using consumer spending in Brazil for the period 2001 to 2014. The econometric methodology involves cointegration techniques such as described by Johansen (1988), vectors autoregressive models (VAR) and error correction (VEC) (Johansen and Juselius, 1990). The results confirmed the central hypothesis that there is a strong positive correlation over time between the evolutions of Ncei and consumer spending. At the same time, they revealed the existence of cointegration ensuring the presence of a stochastic linear link between the trend of stochastic variables moving toward a long-term equilibrium. Through the Granger causality test it was also found that the final consumption of households “causes” the national consumer expectations index. Thus refuting the first premise of the Fuhrer popular theory (1993). In addition, through the decomposition of the variance was proved the underlying hypothesis that consumer confidence, as measured by Ncei, is able to predict part of consumption that is not explained by traditional macroeconomic variables, since it acts on the consumption and thus on aggregate demand.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n47_índice.pdf379.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.