Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)-
dc.coverage.spatialRegião Metropolitana do Vale do Rio Cuiabápt_BR
dc.date.accessioned2017-03-03T11:02:23Z-
dc.date.available2017-03-03T11:02:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7491-
dc.description.abstractA presença de metais preciosos, como o ouro, e a posição geográfica privilegiada de sua capital no território nacional, que faz conservar sua influência política, são fatores históricos do crescimento populacional de Mato Grosso e do seu desenvolvimento urbano. Conforme Borges (2001), ainda que suscetível ao desempenho de atividades produtivas (extrativas, pecuária, indústria canavieira), Cuiabá teve a sua emancipação político-administrativa reconhecida como centro do poder provincial no primeiro quartel do século XIX.1 Nesse período, a estrutura agrária e o modo de exploração da riqueza da terra não sofreram transformações significativas, permanecendo inalterados o acervo fundiário e as relações sociais de produção pré-capitalistas. A navegabilidade pelos rios brasileiros favoreceu a integração de Cuiabá aos grandes centros, e essa conexão territorial trouxe impulsos econômicos e sociais (Povoas, 1983). Até os anos 1910 e 1920, foi intenso o trânsito fluvial na Bacia do Prata,2 com o rio Paraguai, constituindo-se na principal via de acesso aos mercados nacional (Rio de Janeiro) e internacional (Europa e países cisplatinos). As regiões portuárias, Corumbá, Cáceres e Cuiabá, com destaque para a primeira, que era porto alfandegário, escoavam a produção interna (couro, borracha, erva-mate, poaia) e alavancavam os intercâmbios comerciais. Com a mudança de fixos, das bases técnicas e operacionais dos fluxos, especificamente a substituição da matriz de transporte, do fluvial para o ferroviário e, mais tarde, para o rodoviário, novos arranjos espaciais foram formados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Presidênciapt_BR
dc.titleCaracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) : região metropolitana do Vale do Rio Cuiabápt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical66 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Dinâmica Populacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões Metropolitanaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordDinâmica populacionalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subject.keywordCrescimento populacionalpt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Relatórios de Atividades / Técnicos
Desenvolvimento Regional: Relatórios de Atividades / Técnicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP_Caracterização_2015.pdf3.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.