Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7580
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP_Descrição_2013.pdf4.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Descrição e análise do perfil socioeconômico das áreas e dos produtores de fumo em folha no Sul e no Nordeste do Brasil : um estudo baseado nos resultados do Censo Agropecuário 2006
Authors: Silva, Leonardo Xavier da
Libardoni, Paulo José
Farias, Guilherme Silva de
Abstract: A proposta da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea de analisar aprofundadamente os resultados do Censo Agropecuário (2006) fez com que fossem enviadas cartas-convite a instituições pesquisadoras nacionais, no âmbito do Programa de Apoio a Redes de Pesquisa (Proredes). Por considerar a iniciativa relevante, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural PGDR), candidatou-se a atuar no mencionado programa, tendo sido selecionada por sua proposta, intitulada “Projeto de Pesquisa de Equipe para Análise dos Dados do Novo Censo Agropecuário (2009)”. Nesta, diferentes subprojetos foram construídos, entre estes, o chamado Descrição e Análise do Perfil Socioeconômico das Áreas e dos Produtores de Fumo Claros no Sul e no Nordeste do Brasil: um estudo baseado nos resultados do Censo Agropecuário 2006 cujos resultados são apresentados no presente relatório. Após avaliação e sugestão dos pesquisadores do Ipea, chegou-se à construção de uma pesquisa que analisou o Brasil, em termos agregados, e os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Alagoas, procurando-se se comparar os dados destes que são os principais produtores de fumo em folha do país, tanto a partir do Censo 2006, como de dados de séries de tempo, baseados em censos anteriores e no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos
Demografia. População: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.