Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Waltenberg, Fábio Domingues | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T19:24:00Z | - |
dc.date.available | 2017-03-31T19:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647 | - |
dc.description.abstract | Este texto, defende a gratuidade em contraposição à proposta de empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR). De início, lista características desejáveis de um sistema de educação superior, de modo a nivelar o terreno em que se trava a discussão. Depois, expõe os elementos básicos da ECR, bem como os pontos que parecem centrais na argumentação contrária à gratuidade. Na sequência, contesta a argumentação dentro dos próprios limites comumente estabelecidos por quem critica a gratuidade, e brevemente questiona a ECR. Por fim, sustenta que, em razão das questões que toca, o debate sobre a gratuidade não pode se dar de forma estanque, sem uma reflexão sobre o estado de bem-estar social brasileiro, que envolva a face gasto público social, mas também a face tributação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Cursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitos | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 27-31 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Ensino Gratuito | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Empréstimos para Estudantes | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gratuidade | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7612 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 49, 43 p., fev. 2017. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n49_cursos.pdf | 75.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.