Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7650
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_n49_ensino.pdf | 77.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Ensino superior público deve ser gratuito? : algumas considerações preliminares |
Authors: | Malbouisson, Claudia Tiryaki, Gisele F. Ferreira, Verônica Mendes, Vinícius |
Abstract: | Diante do contexto de expansão do ensino superior, neste artigo questiona-se, particularmente, se o ensino superior público deve ou não ser gratuito. Por gratuidade, entende-se o não pagamento de mensalidades ou taxas, visto que tanto o financiamento, quanto a oferta pública de bens e serviços, são custeados por toda a sociedade na forma de impostos diretos e indiretos. Três aspectos devem ser considerados no que se refere ao financiamento do ensino superior: a relação entre os retornos econômicos e sociais; a distribuição dos estudantes por nível de renda; e a proporção de gastos com ensino superior em relação à educação infantil. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7612 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.