Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7736
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2296.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2296_sumex.pdf126.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sistemas integrados de produção agropecuária e inovação em gestão : estudos de casos no Mato Grosso
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2296 : Sistemas integrados de produção agropecuária e inovação em gestão : estudos de casos no Mato Grosso
Authors: Gasparini, Liz Vanessa Lupi
Costa, Thayane Souza
Hungaro, Oksana Aparecida de Lara
Sznitowski, Adelice Minetto
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: O crescimento da população e a maior pressão social em relação à sustentabilidade demandarão maior produção agropecuária com menor impacto ambiental. Para isso, busca-se avaliar o processo de inovação tecnológica e os sistemas integrados de produção sustentável. O estudo de multicasos baseou-se em entrevistas semiestruturadas aos gestores e proprietários de cinco empresas rurais do Mato Grosso que implantaram o sistema integrado lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A pesquisa apontou que a adoção desse esquema é motivada principalmente pela busca por aumentos de eficácia e pela recuperação de solos degradados. Os resultados indicam aumento da produtividade de grãos e carne bovina e melhoria da estrutura do solo em sistemas integrados quando comparados aos sistemas não integrados de produção agrícola praticados anteriormente nas empresas pesquisadas. Embora os sistemas integrados apresentem resultados favoráveis à produção e ao meio ambiente, os agentes apontam limitações na sua adoção e difusão. Parte dos problemas está associada à dificuldade de captar recursos de financiamento e à falta de adequado planejamento e controle dos projetos de produção integrada, indicando a necessidade de inovação em gestão, bem como de políticas públicas mais efetivas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.