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dc.contributor.authorCavalcante, Pedro Luiz Costa-
dc.contributor.authorCamões, Marizaura Reis de Souza-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2015pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T13:49:30Z-
dc.date.available2017-05-05T13:49:30Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7781-
dc.description.abstractAcadêmicos e tomadores de decisões na administração pública parecem ter superado estratégias abrangentes de reforma e estão concentrando suas atenções em pequenas mudanças na gestão pública que geram resultados de curto prazo com menores custos transacionais. Nesse sentido, muitos vêm argumentando que a inovação pode contribuir para melhorar a qualidade e eficiência do serviço público, bem como para aumentar a capacidade do governo na resolução de problemas. No Brasil, especificamente, há certo grau de consenso sobre o aumento das práticas inovadoras de gestão nas últimas duas décadas. No entanto, assim como em outros países, prevalece a falta de conhecimento baseado em evidências empíricas sobre diferentes dimensões da inovação. Uma dimensão importante que deve ser profundamente investigada é a dos determinantes da inovação. Em outras palavras, quais os fatores que influenciam as iniciativas se tornarem inovadoras no setor público? O artigo procura responder a esta importante questão. Os dados originais deste artigo são provenientes do Concurso Inovação da Gestão Pública Federal, prêmio de inovação mais importante do Brasil, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para reconhecer práticas inovadoras que melhoraram a capacidade e a prestação de serviços do governo. Todos os anos, vinte iniciativas são indicadas para a final e dez são premiadas como as práticas de gestão mais inovadoras. Utilizando variáveis quantitativas de um banco de dados, construídas a partir de análise de conteúdo dos relatórios das iniciativas de 2007 a 2015, examinamos seus fatores determinantes. Em geral, os resultados da pesquisa confirmam a hipótese de que a inovação não é uma construção isolada, ou seja, seus determinantes tendem a ser também influenciados pelos relacionamentos com os tipos e fases da inovação.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePublic innovation in Brazil : an overview of its types, results and driverspt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 222 : Public innovation in Brazil : an overview of its types, results and driverspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 222 : A inovação pública no Brasil : uma visão geral de seus tipos, resultados e condutorespt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Pesquisa. Ciência::Pesquisa. Ciência::Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordGestãopt_BR
dc.subject.keywordGoverno federalpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 222pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractPractitioners and scholars of public administration currently seem to have overcome comprehensive reform strategies and are focusing their attention on minor changes in public administration that generate short-term outcomes with lower transactional costs. In that sense, many have argued that innovation can contribute to improve the public service quality and efficiency as well as to enhance government capacity in solving problems. In Brazil, specifically, there is a certain degree of consensus about the increase of management innovation practices over the last two decades. However, as inother countries, the lack of evidence-based knowledge regarding different dimensions of innovation prevails. One important dimension that must be deeply investigated is the innovation’s determinants. In other words, which factors influence the public sector innovation initiatives? The paper aims to answer this relevant question. This paper’s original data comes from the Federal Management Innovation Award (FMIA), the most important innovation prize in Brazil, conducted by the National School of Public Administration (Enap), to recognize innovative practices that have improved government capacity and service delivery. Every year, twenty initiatives are nominated to the final and ten are awarded as the most innovative management practices. Using quantitative dataset, built from content analyzes of these initiatives’ reports from 2007 to 2015, we examine their influential factors. The research results confirm the hypothesis that innovation is not an isolated construct, in other words, its determinants tend to be also influenced by the relationships with the types and phases of the innovation.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

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