Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7807
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bmt_62_tendências.pdf | 573.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil : mobilidade social e estratificação educacional |
Authors: | Ribeiro, Carlos Antônio Costa |
Abstract: | Esta nota apresenta as tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil seguindo a perspectiva sociológica adotada por pesquisadores da área de estudos de estratificação e mobilidade social (Breen e Jonsson, 2005). De acordo com essa abordagem, a desigualdade de oportunidades pode ser definida de duas formas: i) pela associação estatística entre as características socioeconômicas das famílias em que os indivíduos crescem (origem) e as condições socioeconômicas que estes alcançam em sua vida adulta (destino); e ii) pela associação estatística entre as famílias de origem e o nível educacional alcançado pelos indivíduos. O primeiro tipo de análise permite determinar o grau de desigualdade de oportunidades de mobilidade intergeracional, e o segundo o grau de desigualdade de oportunidades educacionais. Embora pesquisadores nessa área reconheçam que a mensuração feita desta forma não é perfeita porque não leva em conta o grau de empenho e outros fatores individuais (Jencks e Tach, 2006), a abordagem permanece sendo válida e vem sendo ampliada e desenvolvida para explicar os padrões de estratificação social em vários contextos. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10297 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.