Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8042
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2327.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2327_sumex.pdf131.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O desempenho do sistema bancário no Brasil no período recente (2007-2015)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2327 : O desempenho do sistema bancário no Brasil no período recente (2007-2015)
Authors: Oliveira, Giuliano Contento de
Abstract: Os grandes bancos no Brasil apresentam excelentes resultados em diferentes contextos macroeconômicos. Em contextos de expansão dos negócios, ampliam as receitas de intermediação financeira, principalmente mediante operações de crédito. Em períodos de recessão, por sua vez, ampliam suas posições em títulos públicos e, assim, as receitas com essas operações. Do ponto de vista do resultado contábil, ademais, o desempenho dessas instituições é influenciado de forma positiva e significativa pelos créditos tributários, especialmente os créditos tributários sobre diferenças temporárias, os quais exerceram papel destacado para os resultados apresentados pelos bancos no Brasil em contextos de crise. Nessa perspectiva, este trabalho teve o objetivo de analisar o desempenho do sistema bancário no Brasil no período recente, buscando chamar a atenção para o papel desempenhado pelos créditos tributários nos resultados obtidos por essas instituições, particularmente no ano de 2015. Destarte, o estudo contribui para o entendimento do papel desempenhado pelos créditos tributários no resultado contábil dos bancos, particularmente dos créditos tributários sobre diferenças temporárias de Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD), bem como para a compreensão do desempenho do sistema bancário no Brasil e dos grandes bancos no período recente.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.