Publicação: Dimensionamento do mercado de banda larga no Brasil
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Brasil
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2010
2015
2015
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BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Texto para Discussão (TD) 2322 : Dimensionamento do mercado de banda larga no Brasil
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Resumo
O objetivo deste estudo é projetar o mercado potencial de banda larga no Brasil. Essa tarefa é feita combinando informações advindas de duas bases distintas: o Censo 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, ambos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pnad 2015 é empregada para estimar um modelo de regressão logística de probabilidade de ter acesso à internet por banda larga. O dimensionamento do mercado de banda larga é feito usando o modelo estimado, mas com as mesmas variáveis preditoras do Censo 2010. A predição indicou um mercado potencial de 45 milhões de domicílios, ou seja, um adicional de quase 6 milhões de domicílios em relação à situação atual. Além disso, estima-se o novo dimensionamento do mercado de banda larga caso exista um aumento de 10% na penetração média dos serviços nas principais regiões metropolitanas do país. Nesse cenário, observa-se que o novo mercado chega a 50,7 milhões de domicílios, 10 milhões de domicílios a mais em relação ao estado atual.
Resumo traduzido
The objective of this study is to predict the potential broadband market in Brazil. This task is done by combining information from two national databases: the Demographic Census of 2010 and the National Survey by Household Sample (Pnad) of 2015. The Pnad 2015 is used to estimate the probability of the household accessing internet by broadband technology using a logit regression. The broadband market is predicted using the estimated model with the same covariates found in the Demographic Census 2010. The prediction indicated a potential market of 45 million households, an additional of 6 million households in relation to the current situation. The new size of the broadband market is estimated if there is a 10% increase in the average penetration of broadband services in the main metropolitan regions. In this scenario, it is observed that the new market reaches 50,7 million households.
