Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8064
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-04T18:46:51Z | - |
dc.date.available | 2017-10-04T18:46:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8064 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho estima o valor de mercado da educação pública por meio de comparações entre as proficiências de alunos das redes pública e privada em avaliações padronizadas. A ideia é atribuir à educação de cada aluno de escola pública um valor monetário de mercado equivalente ao que este pagaria em uma escola privada com os mesmos resultados em avaliações educacionais. Para levar a cabo esta ideia, são necessárias tanto uma pesquisa de orçamentos, ou outra base de dados que contenha dados sobre mensalidades escolares, quanto uma avaliação educacional padronizada, com resultados para escolas públicas e privadas. Este texto usa dados brasileiros, que são bons particularmente para avaliação educacional. Os resultados principais não surpreendem: a educação infantil e os níveis fundamental e médio são todos altamente progressivos, e seus gastos são contínuos e aumentam o bem-estar, uma vez que o seu valor de mercado é superior ao que o Estado gasta para provê-los. O resultado negativo é que a educação pública superior é regressiva e reduz o bem-estar | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O valor de mercado da educação pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2324 : O valor de mercado da educação pública | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 40 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Custos de Ensino | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valor da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proficiência educacional | pt_BR |
ipea.description.objective | Estimar o valor de mercado da educação pública por meio de comparações entre as proficiências de alunos das redes pública e privada em avaliações padronizadas. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2324 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article estimates the market value of public education by comparing standardized test scores of students in public and private schools. The idea is to assign to the education of each public school student a market value equivalent to the tuition paid by private school students with similar test score results. The implementation requires an expenditure survey, or other database to provide information on tuitions, and standardized test scores available for both private and public schools. This article uses Brazilian test score data, which are particularly good. The main results are not surprising. Pre-school, primary, and secondary education are all highly progressive government transfers. Furthermore, since their market value is superior to public expenditures in each of these educational levels, they are also welfare enhancing. The flip side is that public higher education is both highly regressive and welfare reducing. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2324.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2324_sumex.pdf | 192.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.