Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-04T18:46:51Z-
dc.date.available2017-10-04T18:46:51Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8064-
dc.description.abstractEste trabalho estima o valor de mercado da educação pública por meio de comparações entre as proficiências de alunos das redes pública e privada em avaliações padronizadas. A ideia é atribuir à educação de cada aluno de escola pública um valor monetário de mercado equivalente ao que este pagaria em uma escola privada com os mesmos resultados em avaliações educacionais. Para levar a cabo esta ideia, são necessárias tanto uma pesquisa de orçamentos, ou outra base de dados que contenha dados sobre mensalidades escolares, quanto uma avaliação educacional padronizada, com resultados para escolas públicas e privadas. Este texto usa dados brasileiros, que são bons particularmente para avaliação educacional. Os resultados principais não surpreendem: a educação infantil e os níveis fundamental e médio são todos altamente progressivos, e seus gastos são contínuos e aumentam o bem-estar, uma vez que o seu valor de mercado é superior ao que o Estado gasta para provê-los. O resultado negativo é que a educação pública superior é regressiva e reduz o bem-estarpt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO valor de mercado da educação públicapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2324 : O valor de mercado da educação públicapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical40 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Custos de Ensinopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação públicapt_BR
dc.subject.keywordValor da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProficiência educacionalpt_BR
ipea.description.objectiveEstimar o valor de mercado da educação pública por meio de comparações entre as proficiências de alunos das redes pública e privada em avaliações padronizadas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2324pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article estimates the market value of public education by comparing standardized test scores of students in public and private schools. The idea is to assign to the education of each public school student a market value equivalent to the tuition paid by private school students with similar test score results. The implementation requires an expenditure survey, or other database to provide information on tuitions, and standardized test scores available for both private and public schools. This article uses Brazilian test score data, which are particularly good. The main results are not surprising. Pre-school, primary, and secondary education are all highly progressive government transfers. Furthermore, since their market value is superior to public expenditures in each of these educational levels, they are also welfare enhancing. The flip side is that public higher education is both highly regressive and welfare reducing.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2324.pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2324_sumex.pdf192.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.