Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ana Paula Borba Gonçalves-
dc.contributor.authorMedeiros, Valério Augusto Soares de-
dc.contributor.authorMorais, Maria da Piedade-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2000pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-17T17:45:53Z-
dc.date.available2017-10-17T17:45:53Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8085-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o uso da variável configuracional, que trata das relações entre forma urbana-espaço no que se refere ao transporte, para estudar a segregação espacial e a acessibilidade urbana em quatro cidades brasileiras (Belém, Manaus, Recife e São Paulo), com foco nos assentamentos precários e na localização das classes sociais no espaço urbano e seu grau relativo de acessibilidade/integração à cidade como um todo. O estudo busca verificar até que ponto tais assentamentos são mais segregados/isolados no tecido urbano em comparação com outras áreas da cidade. Para tanto, utilizamos a classificação de setores censitários elaborada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) para o Ministério das Cidades do Brasil (Marques et al. 2007), com base em dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE para o ano 2000 (IBGE, 2003), bem como em mapas axiais dessas cidades, de acordo com as ferramentas metodológicas da Teoria da Lógica Social do Espaço, também conhecida como Sintaxe Espacial, o que permite quantificar a variável configuracional por meio do chamado “valor de integração”. O confronto das informações, organizado em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), possibilita uma série de interpretações sobre o processo de segregação “voluntária” e “involuntária” existente nessas cidades, destacando a importância da variável configuracional para estudos urbanos desta natureza.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUrban accessibility and spatial segregation in Brazilian cities : a configurational perspectivept_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 227 : Urban accessibility and spatial segregation in Brazilian cities : a configurational perspectivept_BR
dc.title.alternativeAcessibilidade urbana e segregação espacial nas cidades brasileiras : uma perspectiva configurávelpt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical32 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência da Terra. Ciência Espacial::Ciências Espaciais::Ciências Espaciais::Análise Espacialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Áreas Urbanaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Aglomerações Urbanaspt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSintaxe espacialpt_BR
dc.subject.keywordSegregação espacialpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordIntegraçãopt_BR
ipea.description.objectiveIinvestigar as relações entre forma urbana-espaço para estudar a segregação espacial e a acessibilidade urbana em quatro cidades brasileiras: Belém, Manaus, Recife e São Paulo.pt_BR
ipea.description.methodologySintaxe Espacial : ferramentas metodológicas da Teoria da Lógica Social do Espaçopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 227pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article investigates the use of the configurational variable, which deals with the city form-space relations regarding transportation issues, to study spatial segregation and urban accessibility in four Brazilian cities (Belém, Manaus, Recife and São Paulo), with a focus in precarious settlements and in the location of social classes in the urban space and their relative degree of accessibility/integration to the city as a whole. The study searches to verify to what extent such settlements are more segregated/isolated in the urban fabric as compared to the other areas of the city. For this purpose, we have used the classification of census tracts prepared by the Centro de Estudos da Metrópole (CEM) of the Ministry of Cities of Brazil (Marques et al. 2007), based upon data from the 2000 demographic census of the Brazilian Census Bureau (IBGE, 2003), as well as axial maps of these cities, according to the methodological tools of the Theory of the Social Logic of Space, also known as Space Styntax, which allows quantifying the configurational variable by means of the so-called “integration value”. The confrontation of the information, organized on a Geographical Informational System (GIS), has underpinned a series of interpretations over the existing process of “voluntary” and “involuntary” segregation in such cities, highlighting the importance of the configurational variable for urban studies of such nature.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_227.pdf7.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
DiscussionPaper_227_sumex.pdf175.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.