Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlencar, Joana Luiza Oliveira-
dc.contributor.authorReyes Junior, Edgar-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003 - 2015pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T13:57:55Z-
dc.date.available2018-01-04T13:57:55Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8202-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a influência da atuação dos representantes da sociedade no encaminhamento de demandas por políticas públicas. O objeto de estudo é o Conselho Nacional de Turismo (CNTur) e são utilizadas as abordagens de redes sociais e de campos com o objetivo de investigar a relação entre os conselheiros e o resultado de sua atuação na formulação da política nacional. As fontes de pesquisa foram 46 atas de reunião do CNTur, registradas de 2003 a 2015, cuja análise identificou as propostas levadas ao CNTur e os conselheiros proponentes e apoiadores como subsídio para formação da rede do conselho. A seguir, foram realizadas entrevistas com foco nas demandas propostas e na pesquisa documental. Os resultados indicam que a diversidade de atores envolvidos, dos atores externos contrários e a propensão a contestar regras preestabelecidas são características que favorecem o encaminhamento positivo da demanda; todavia, a existência de consenso no conselho não auxilia seu atendimento.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAnálise da rede de relações e sua influência nas políticas públicas de turismopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2355 : Análise da rede de relações e sua influência nas políticas públicas de turismopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Interno::Indústria do Turismo::Turismopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Interno::Indústria do Turismo::Infra-Estrutura do Turismopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Interno::Indústria do Turismo::Política Turísticapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEstado e sociedadept_BR
dc.subject.keywordCampo políticopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de redespt_BR
dc.subject.keywordConselhospt_BR
ipea.description.objectiveInvestigar a relação entre os conselheiros e o resultado de sua atuação na formulação da política nacional.pt_BR
ipea.description.methodologyEstudo de casopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2355pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study analyses the influence of the actions undertaken by representatives of the society in conveying demands for public policies. The object of the study is the National Tourism Council. Social network and field approaches were used with the goal of investigating how councilors engage with each other, and the results of their actions in the elaboration of tourism policies. The study studies 46 records of CNTur meeting minutes, recorded between 2003 and 2015. The analysis identified the demands presented, as well as the councilors who proposed, or supported them; this information served as a subsidy to the identification of the council’s network structure. The results show that diversity among actors involved, external opposing actors, and propensity to contest pre-established rules are characteristics that favor the advancement of a demand. However, the existence of consensus in the council does not necessarily help in obtaining a favorable advancement of a demand.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internopt_BR
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros
Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2355.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2355_sumex.pdf130.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.