Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8213
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hitner, Verena | - |
dc.contributor.author | Carlotto, Maria Caramez | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-05T14:40:07Z | - |
dc.date.available | 2018-01-05T14:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8213 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca analisar as mudanças na cooperação técnica do Brasil a partir do momento em que ela se transforma em ferramenta privilegiada da política externa adotada pelo país atualmente. Para tanto, parte-se de uma comparação entre dois diferentes padrões de transferência de conhecimentos, com o objetivo de compreender a importância da mudança do conceito de cooperação para a política de desenvolvimento e inserção internacional brasileira. Analisa-se particularmente a cooperação técnica entre Brasil e Estados Unidos no campo de políticas educacionais nos anos 1950, 1960 e 1970 e no campo de políticas de ciência e tecnologia nos anos 1980 e 1990, comparando-as com a cooperação técnica para transferência de tecnologia agrícola do Brasil com outros países em desenvolvimento nos anos 2000. O objetivo é analisar em que medida o atual modelo brasileiro pode ser considerado um novo padrão de cooperação técnica em relação a um novo formato de inserção internacional. | pt_BR |
dc.language.iso | es-ES | pt_BR |
dc.publisher | Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Cooperação técnica brasileira e a busca pela inserção na "sociedade do conhecimento" : da subordinação norte-sul à aliança estratégica sul-sul? | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian technical cooperation and the search for insertion in the "knowledge society" : from the north-southern subordination to the south-south strategic alliance? | pt_BR |
dc.title.alternative | La Cooperación técnica brasileña y la búsqueda por la inserción en la "sociedad del conocimiento" : de la subordinación norte-sur a la alianza estratégica sur-sur? | pt_BR |
dc.type | Revista Tempo do Mundo - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 137-161 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento::Cooperação Internacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Pesquisa. Ciência::Pesquisa. Ciência::Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação internacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Think tanks | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política externa brasileira | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8203 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | El objetivo del artículo es analizar los cambios en la cooperación técnica de Brasil a partir del momento que ella se transforma en herramienta privilegiada de la política exterior brasileña actual. Para eso, se parte de una comparación entre dos patrones distintos de cooperación técnica con el objetivo de comprender la importancia del cambio en el concepto de cooperación para la política de desarrollo e inserción internacional de Brasil. El texto analiza particularmente la cooperación técnica entre Brasil y Estados Unidos en el campo de las políticas educativas en los años 1950, 1960 y 1970 y en el campo de la ciencia y la tecnología en los años 1980 y 1990, haciendo una comparación de ellas con la cooperación técnica para transferencia de tecnología agrícola de Brasil con otros países en desarrollo en los años 2000. El objetivo es analizar en qué medida el nuevo modelo de cooperación brasileña puede ser considerado un nuevo patrón de cooperación técnica relacionado a un nuevo modelo de inserción internacional. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Tempo do Mundo: v. 3, n.2 jul. 2017 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | ISSN 2176-7025 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The article aims to analyze the changes in the technical cooperation of Brazil from the moment it becomes a privileged tool of the current Brazilian foreign policy. Therefore, it starts comparing two different patterns of technical cooperation due to understand the importance of the changing that happened on the concept of cooperation to Brazil’s international development and insertion policy. The article analyzes, with attention, the education technical cooperation between Brazil and the United States in the 1950s, 1960s and 1970s and as well as their cooperation on science and technology policies in the 1980s and 1990s, comparing them with technical cooperation for the transfer of agricultural technology of Brazil with other developing countries in the 2000s. Finally, it intends to understand how the new Brazilian cooperation model can be considered a new standard of technical cooperation related to a new model of international insertion. | pt_BR |
ipea.researchfields | Inserção Internacional Soberana | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TdM_v3_n2_Cooperação.pdf | 156.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.