Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWink Junior, Marcos Vinicio-
dc.contributor.authorStein, Guilherme de Queiroz-
dc.date.accessioned2018-01-18T13:36:46Z-
dc.date.available2018-01-18T13:36:46Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240-
dc.description.abstractEste artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.language.isoes-ESpt_BR
dc.language.isofr-FRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleHeterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professorpt_BR
dc.title.alternativeClass heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualificationspt_BR
dc.title.alternativeHeterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesorpt_BR
dc.title.alternativeL’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignantspt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 179-194pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Formação de Docentespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificação para o Empregopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordComposição da turmapt_BR
dc.subject.keywordQualificação dos professorespt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8227pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 49, jul./ dez. 2017pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francêspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper investigates the role of teacher’s quality in relation to the class characteristics and the student’s proficiency level. Using data from Saeb 2011, the paper finds that teacher’s tenure and her level of cultural capital has a greater impact on learning of Portuguese on students from classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels. When considering math learning, evidence shows that having a graduate degree and teacher’s experience have a greater impact on students of classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels, respectively. The paper also proposes a classification for the interactions between teacher characteristics and class heterogeneity: complementary, compensating and neutral. A teacher’s characteristic is complementary to the characteristic of the class when better teacher has a greater impact on learning of students of better classes. Teacher’s characteristics are compensating when the better teacher improves learning more of students in more heterogeneous classes.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n49_heterogeneidade.pdf107.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.