Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Alex Felipe Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Sachsida, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2009 - 2011 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T18:00:29Z | - |
dc.date.available | 2018-02-15T18:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8259 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola, utilizando-se do método diferenças em diferenças combinado com o escore de propensão (propensity score matching – PSM), quanto no nível aluno, empregando-se o PSM. Os resultados apontaram que o programa teve impacto positivo no rendimento dos alunos na Prova Brasil dos anos finais (português e matemática) e nas provas do Enem de linguagens e códigos e redação de 2010, bem como em todas as provas de 2011 – inclusive na média das provas –, exceto na redação. No nível escola, o programa teve impacto positivo na prova de redação e na média das avaliações do Enem, na análise entre 2009 e 2010, e nas provas de ciências naturais e redação e na média total, na pesquisa entre 2009 e 2011. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Uma análise econométrica do Programa um Computador por Aluno | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2363 : Uma análise econométrica do Programa um Computador por Aluno | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 33 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Análise Econométrica | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Ensino Assistido por Computadores | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Secundárias | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Um Computador por Aluno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças em diferenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propensity score matching. | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola quanto no nível aluno. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Método de diferenças em diferenças, aliado ao propensity score matching (PSM) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2363 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The purpose of this study is to evaluate the impact of the One Computer Per Student Program (Prouca), from the National Education Development Fund (FNDE), performance in the Brazil Test (Prova Brasil) and the National High School Examination (ENEM), both at school level, using the differences-in-differences method combined with the propensity score matching (PSM), and at the student level, using the PSM. The results showed that the program had a positive impact on students’ performance in the final years of the Brazil Test (Portuguese and mathematics) and in the Enem language and codes and writing tests in 2010, as well as in all tests in 2011 - including the average of the exams - except in writing. At the school level, the program had a positive impact on the writing test and the average of the Enem assessments, the analysis between 2009 and 2010, and the natural science and writing tests as well as in the total average, in the research between 2009 and 2011. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2363.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2363_sumex.pdf | 133.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.