Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Alex Felipe Rodrigues-
dc.contributor.authorSachsida, Adolfo-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Xavier Ywata de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2009 - 2011pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T18:00:29Z-
dc.date.available2018-02-15T18:00:29Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8259-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola, utilizando-se do método diferenças em diferenças combinado com o escore de propensão (propensity score matching – PSM), quanto no nível aluno, empregando-se o PSM. Os resultados apontaram que o programa teve impacto positivo no rendimento dos alunos na Prova Brasil dos anos finais (português e matemática) e nas provas do Enem de linguagens e códigos e redação de 2010, bem como em todas as provas de 2011 – inclusive na média das provas –, exceto na redação. No nível escola, o programa teve impacto positivo na prova de redação e na média das avaliações do Enem, na análise entre 2009 e 2010, e nas provas de ciências naturais e redação e na média total, na pesquisa entre 2009 e 2011.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma análise econométrica do Programa um Computador por Alunopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2363 : Uma análise econométrica do Programa um Computador por Alunopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Análise Econométricapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Ensino Assistido por Computadorespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Secundáriaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Um Computador por Alunopt_BR
dc.subject.keywordEnempt_BR
dc.subject.keywordProva Brasilpt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.subject.keywordPropensity score matching.pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola quanto no nível aluno.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo de diferenças em diferenças, aliado ao propensity score matching (PSM)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2363pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this study is to evaluate the impact of the One Computer Per Student Program (Prouca), from the National Education Development Fund (FNDE), performance in the Brazil Test (Prova Brasil) and the National High School Examination (ENEM), both at school level, using the differences-in-differences method combined with the propensity score matching (PSM), and at the student level, using the PSM. The results showed that the program had a positive impact on students’ performance in the final years of the Brazil Test (Portuguese and mathematics) and in the Enem language and codes and writing tests in 2010, as well as in all tests in 2011 - including the average of the exams - except in writing. At the school level, the program had a positive impact on the writing test and the average of the Enem assessments, the analysis between 2009 and 2010, and the natural science and writing tests as well as in the total average, in the research between 2009 and 2011.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2363.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2363_sumex.pdf133.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.