Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8353
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Antônio José Negreiros | - |
dc.contributor.author | Chein, Flávia | - |
dc.contributor.author | Pinto, Cristine Campos de Xavier | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-30T19:46:37Z | - |
dc.date.available | 2018-04-30T19:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8353 | - |
dc.description.abstract | Uma das metas do milênio para o Brasil é a melhoria dos indicadores educacionais. A despeito do aumento do acesso à educação em todos os níveis nas últimas décadas, a qualidade desse ensino ainda é considerada baixa. Este artigo avalia a relação entre a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio e o desempenho (proficiência) e a inserção produtiva do aluno. Os resultados das estimativas por pareamento com escore de propensão apontam que os alunos que realizam EPT possuem escore padronizado das notas de linguagem e códigos e redação entre 4,5 e 13,44 pontos acima dos que fazem o ensino regular, respectivamente. É encontrada também uma correlação significativa da EPT com a inserção produtiva, em média a probabilidade de estar empregado aumenta entre 1,2 e 1,3 ponto percentual (p.p.) para os alunos de EPT. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Ensino profissionalizante, desempenho escolar e inserção produtiva : uma análise com dados do ENEM | pt_BR |
dc.title.alternative | Vocational education, school performance and productive insertion : an analysis with ENEM data | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômico-Social Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 131-160 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Técnico | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Diploma. Certificação::Exames | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inserção produtiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enem | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8339 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar a relação entre a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio e o desempenho (proficiência) e a inserção produtiva do aluno. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 48, n. 01, abr. 2018 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumo em português e inglês | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | One of the millennium goals for Brazil is improving educational outcomes. Despite increased access to education at all levels in recent decades, the quality of that education is low. This article evaluates the relation between technical and vocational education and training (TVET) and the performance (proficiency) and productive insertion of the mid-level student. The results of the estimates with propensity score matching show an average treatment effect between 4.5 and 13.5 points in the standardized score of language and writing, respectively. Significant correlations between EPT and productive insertion are also found, on average there is an increase between 1.2 and 1.3 percentage points in the probability of being employed for TVET students. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v48_n01_Ensino.pdf | 235.01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.