Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Antônio José Negreiros-
dc.contributor.authorChein, Flávia-
dc.contributor.authorPinto, Cristine Campos de Xavier-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-30T19:46:37Z-
dc.date.available2018-04-30T19:46:37Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8353-
dc.description.abstractUma das metas do milênio para o Brasil é a melhoria dos indicadores educacionais. A despeito do aumento do acesso à educação em todos os níveis nas últimas décadas, a qualidade desse ensino ainda é considerada baixa. Este artigo avalia a relação entre a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio e o desempenho (proficiência) e a inserção produtiva do aluno. Os resultados das estimativas por pareamento com escore de propensão apontam que os alunos que realizam EPT possuem escore padronizado das notas de linguagem e códigos e redação entre 4,5 e 13,44 pontos acima dos que fazem o ensino regular, respectivamente. É encontrada também uma correlação significativa da EPT com a inserção produtiva, em média a probabilidade de estar empregado aumenta entre 1,2 e 1,3 ponto percentual (p.p.) para os alunos de EPT.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEnsino profissionalizante, desempenho escolar e inserção produtiva : uma análise com dados do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeVocational education, school performance and productive insertion : an analysis with ENEM datapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômico-Social Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 131-160 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Técnicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Diploma. Certificação::Examespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordInserção produtivapt_BR
dc.subject.keywordProficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEnempt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8339pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar a relação entre a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio e o desempenho (proficiência) e a inserção produtiva do aluno.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 48, n. 01, abr. 2018pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referênciaspt_BR
ipea.description.additionalinformationResumo em português e inglêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractOne of the millennium goals for Brazil is improving educational outcomes. Despite increased access to education at all levels in recent decades, the quality of that education is low. This article evaluates the relation between technical and vocational education and training (TVET) and the performance (proficiency) and productive insertion of the mid-level student. The results of the estimates with propensity score matching show an average treatment effect between 4.5 and 13.5 points in the standardized score of language and writing, respectively. Significant correlations between EPT and productive insertion are also found, on average there is an increase between 1.2 and 1.3 percentage points in the probability of being employed for TVET students.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v48_n01_Ensino.pdf235.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.