Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGalvão, Maria Cristina-
dc.contributor.authorAlmeida, Alexandre Nunes de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2008-2009pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-19T14:18:29Z-
dc.date.available2018-07-19T14:18:29Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8500-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar quais são os impactos das rendas femininas e masculinas no padrão de consumo familiar e avaliar qual o comportamento de decisão de gasto que as famílias seguem para diferentes grupos de consumo. Os modelos considerados foram o unitário, no qual as rendas são agrupadas e há uma única função de preferências para a família, e o coletivo, que leva em conta rendas e preferências individuais. Entre os principais resultados observou-se que o modelo unitário é rejeitado para alimentação dentro de casa, roupa de mulher, gastos escolares, saúde, roupa de homem e transporte, sendo que a renda feminina tem maior impacto do que a masculina nos quatro primeiros grupos. Entretanto, o modelo unitário não deve ser rejeitado para outros grupos de consumo, como: alimentação fora de casa, gastos com crianças, cultura e recreação, fumo e álcool, habitação e doações.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.language.isoes-ESpt_BR
dc.language.isofr-FRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Padrão de consumo e comportamento familiar por gênero no Brasil : uma análise usando a pesquisa de orçamentos familiares 2008/2009pt_BR
dc.title.alternativeThe Patterns of consumption and family behavior by gender in Brazil : an analysis using household expenditure survey in 2008/2009pt_BR
dc.title.alternativeEl Modelo de consumo y comportamiento familiar por género en Brasil : análisis con uso de la encuesta de presupuestos familiares en 2008/2009pt_BR
dc.title.alternativeLa Norme de consommation et comportement familial par genre au Bresil : analyse en utilisant la recherche des budgets familiaux dans 2008/2009pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 13-45 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Consumo::Consumo Domésticopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Padrão de Vida::Orçamento Familiarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Padrão de Vida::Gastos Familiarespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Metodologia das Ciências Sociais::Análise de Gêneropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConsumo familiarpt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordCurva de Engelpt_BR
dc.subject.keywordTobitpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar quais são os impactos das rendas femininas e masculinas no padrão de consumo familiar e avaliar qual o comportamento de decisão de gasto que as famílias seguem para diferentes grupos de consumo.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 50, jan./ jun. 2018.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referênciaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this study is to examine the impacts of female and male income in the patterns of household consumption and to evaluate the intra-household decisions for different consumption groups. The models considered are: i) the unitary level, at which income from husbands and wives are pooled assuming that there is a single utility function of preference for all members; and ii) the collective model, which takes into account different levels of individual preferences. The main results show that the unitary model is rejected for household food, women’s clothing, school fees, health, men’s clothing and transportation. Moreover, women’s income has greater impacts in the first four groups than male’s income. The unitary model, on the other hand, is not rejected for other consumer groups such as eating out, children expenditures, culture and recreation, tobacco and alcohol, and housing and donations.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n50_padrão.pdf184.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.