Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faveri, Dinorá Baldo de | - |
dc.contributor.author | Petterini, Francis Carlo | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Marcelo Ponte | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2004-2016 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T15:14:12Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19T15:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8504 | - |
dc.description.abstract | Os institutos federais (IFs) são as unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica (EPT). Uma política de expansão dos IFs foi conduzida entre 2004 e 2016, sob a expectativa de que o espraiamento da EPT serviria para a redução das iniquidades sociais e territoriais. Embora exista uma literatura tratando dos aspectos normativos dessa política, não foram encontradas avaliações de impacto. O presente artigo busca preencher essa lacuna ao testar hipóteses de que os novos IFs causaram mudanças em alguns indicadores socioeconômicos locais. Os resultados apontaram que, nesse período inicial, houve impacto nos municípios com menos de 70 mil habitantes. Com base nisso, os aspectos de curto e longo prazos da interiorização da EPT são discutidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.language.iso | es-ES | pt_BR |
dc.language.iso | fr-FR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Uma Avaliação do impacto da política de expansão dos institutos federais nas economias dos municípios brasileiros | pt_BR |
dc.title.alternative | An Impact evaluation of the expansion policy of the federal institutions in the Brazilian municipalities economies | pt_BR |
dc.title.alternative | Una Evaluación del impacto de la política de expansión de los institutos federales en los municipios brasileños | pt_BR |
dc.title.alternative | Évaluation de l’impact de la politique d’expansion des instituts fédérales de l’épargne bresilien municipalités | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 125-147 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Desenvolvimento - Geral::Desenvolvimento Econômico e Social | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Local | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de impacto | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497 | pt_BR |
ipea.description.objective | Estimar os efeitos de curto prazo da implantação dos novos campi dos IFs sobre um conjunto de indicadores socioeconômicos dos municípios beneficiados. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 50, jan./ jun. 2018. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês, espanhol e francês. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The federal institutes (IFs) are units of the federal network of professional and technological education (EPT). An expansion policy of the IFs was conducted between 2004 and 2016, with the expectation that EPT spreading would serve to reduce social and territorial inequalities. Although there is a literature dealing with the normative aspects of this policy, no impact evaluations were found. This article searches fill this gap. The econometric results show that, in these initial years, in fact, there are impacts on municipalities with less than 70 thousand inhabitants. Based on this, the short- and long-term aspects of EPT are discusssed. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n50_avaliação.pdf | 181.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.