Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8505
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n50_eficiência.pdf296.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Eficiência na gestão da saúde pública : uma análise dos municípios do estado do Rio Grande do Norte (2004 e 2008)
Other Titles: Efficiency in public health management : an analysis of the municipalities within the state of Rio Grande do Norte (2004 and 2008)
Eficiencia en la gestión pública en salud : un análisis de los municipios del estado del Rio Grande do Norte (2004 y 2008)
L’efficacité dans l’administration publique de santé : une analyse des municipalités du département de Rio Grande do Norte (2004 et 2008)
Authors: Silva, Jorge Luiz Mariano da
Queiroz, Maria de Fátima Medeiros
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar a eficiência dos municípios do estado do Rio Grande do Norte na aplicação dos recursos na saúde pública, no período de 2004 e 2008. Procura-se, ainda, mensurar a mudança de produtividade na aplicação do gasto público da saúde. Foram utilizados três métodos: o DEA (data envelopment analysis), o índice de Malmquist e o DEA double bootstrap. Na primeira etapa, os níveis de eficiência foram mensurados, e, na segunda, estimou-se uma função da ineficiência da gestão pública. Entre os resultados, constatou-se que os municípios ineficientes efetuaram maiores despesas, apresentaram baixos níveis de rentabilidade na utilização dos recursos e na qualidade dos serviços em saúde, e apenas treze apresentaram crescimento na produtividade do gasto público. Notou-se, ainda, que o perfil do gestor e as características do município afetam a eficiência na gestão pública.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Saúde: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.