Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8550
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As Políticas.pdf117.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Políticas de infraestrutura no Brasil e o paradoxo das grandes obras : estudos de caso de empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento
Authors: Pereira, Ana Karine
Abstract: Este texto propõe mostrar como o século XXI tem sido apontado como um marco da intensificação dos gastos com projetos de infraestrutura no mundo todo, havendo uma clara tendência de aumento da proporção do produto interno bruto (PIB) investido neste setor (Flyvbjerg,2014). Apenas nas economias emergentes, sua projeção de investimentos está na ordem de US$ 22 trilhões, para os próximos dez anos (Flyvbjerg, Garbuio e Lovallo, 2009). No Brasil, em 2004, após duas décadas de baixos investimentos em infraestrutura surgiu uma série de ações e programas que visam priorizar e estimular projetos nessa área. O objetivo geral deste capítulo é apresentar os empreendimentos selecionados a partir da descrição de quatro questões: as características gerais de cada obra; os eventos centrais do processo decisório e de implementação dos empreendimentos (como a emissão das licenças ambientais e a entrada dos projetos no PAC); o mapeamento dos atores envolvidos nos processos decisório e de implementação; e a efetividade dos empreendimentos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.