Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8656
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Movimentação financeira.pdf171.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Movimentação financeira : a base tributária emergente
Authors: Cintra, Marcos Antonio Macedo
Abstract: Neste capítulo será mostrado que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos e dispendiosos do mundo. São vários impostos incidentes sobre bens e serviços, patrimônio, operações financeiras, comércio exterior e renda das empresas e das pessoas físicas. além disso, há uma grande quantidade de taxas e contribuições cobradas sobre os salários e o faturamento das empresas. Toda essa parafernália de tributos - mais de noventa no total - extrai atualmente um montante anual equivalente a um terço do produto interno bruto (PIB) nacional. Sendo historicamente, a arrecadação tributária no período entre os anos 1970 e meados da década de 1990 representou em média pouco mais de 25% do PIB, e a partir de então, a arrecadação de recursos pelo setor público passou a absorver fatias crescentes do produto nacional.
metadata.dc.relation.references: Artigo publicado em: Reforma tributária : Ipea-OAB/DF / Organizadores: Adolfo Sachsida, Erich Endrillo Santos Simas. - Rio de Janeiro : Ipea, OAB/DF, 2018. 268 p. : il.: gráfs.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sistema Tributário: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.