Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8660
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Do Processo.pdf596.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Do processo de metropolização institucional à implementação do Estatuto da Metrópole : dois balanços, suas expectativas e incertezas
Authors: Costa, Marco Aurélio
Favarão, Cesar Buno
Tavares, Sara Rebello
Blanco Júnior, Cid
Abstract: Neste trabalho, busca-se identificar e analisar as mudanças ocorridas nas diferentes faces da metropolização. E como se pode observar, o processo de metropolização institucional se aprofundou, em resposta, inclusive, a estímulos originários do próprio governo federal, mas os arranjos de gestão, os instrumentos e os recursos para promoção do desenvolvimento metropolitano não se consolidam e pouco avançaram, salvo em alguns casos. Faz um balanço geral do processo de implementação do Estatuto da Metrópole nas principais RMs do país, dividindo-as em dois grupos: o grupo das RMs instituídas antes e depois da Constituição Federal de 1988 (CF/1988).
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Brasil metropolitano em foco : desafios à implementação do Estatuto da Metrópole / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, César Buno Favarão. – Brasília : Ipea, 2018.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.